
31/12/2007
5000 "Equipas Visitantes"

Fantasy Cup - 2º Round

Eis os 11 apurados para o 3º round da Fantasy Cup:
- Zé Fontes Ferreira (Vitória Setúbal) - Indonésia
- Ricardo Rocha (Castanheiros FC) - Inglaterra
- André Amorim (22 Devils) - Inglaterra
- Diogo Brito (TG||Mix) - Inglaterra
- Nuno Neves (NTeam) - Inglaterra
- João Pedro Martins (Deportivo) - Inglaterra
- Rui Gomes (feel good inc.) - Inglaterra
- Diogo Ferreira (mas ké isto ?!?!) - Irlanda do Norte
- Tiago Mendes (FC Tiago) - Irlanda do Norte
- Pedro Reis (ReisFC) - Malásia
- Paulo Pinto (Metralha127) - U.S.A.
Aos 11 apurados Boa Sorte, que atingam o próximo round e continuem a divulgar a nossa Liga e o valor dos Treinadores que a integram...
O Arouca Fantasy deseja a todos uma Excelente Passagem de Ano e um Ano 2008 repleto de Sucesso!...
30/12/2007
Especial Premier League - Sondagem

29/12/2007
Astros da Europa: Kranjcar

- Nome: Niko Kranjcar
- Idade: 23 anos
- Clube: Portsmouth
- País: Croácia
1991 Foi um ano altamente decisivo em termos regionais, políticos e sucessivamente desportivos. Iniciou-se uma crise económica gravíssima que originou ao desmoronamento dos regimes comunistas do Leste Europeu. URSS, Checoslováquia e Jugoslávia foram as potências europeias que ocasionaram novos países e novas federações. Grande parte delas andam ainda um pouco á deriva a nível futebolístico não conseguindo encontrar os métodos correctos que levam a criar grandes jogadores. No entanto á uma que se destaca pelo seu sucesso iminente: a Croácia.
A estreia numa grande competição deu-se no Europeu de 96 mas o 3º lugar alcançado em França no Mundial 98, deixou os axadrezados nas bocas do mundo, sendo mesmo a partir daí considerada uma selecção forte e perigosa. Essa equipa foi sem duvida a melhor de sempre da curta história do país e estava requintada de nomes como: Suker, Boban e Prosinecki. É certo que as qualificações a Europeus e Mundiais têm continuado a surgir mas nunca mais apareceram jogadores de valor indiscutível e reconhecidos mundialmente. Até que em 2006 surgiu um jovem jogador de 21 anos que tem todo o potencial necessário para se vir a tornar um dia o melhor jogador croata de sempre. Niko Kranjcar é médio ofensivo e brilhou intensamente no Mundial 2006. Nessa altura era ainda um ilustre desconhecido, actuava no Hajduk Slipt e a sua chamada ao Mundial da Alemanha era constantemente criticada. Primeiro por que era o único a actuar ainda “em casa”, todos os restantes actuavam em campeonatos internacionais mais competitivos, e em segundo porque era precisamente filho de Zlatko Kranjcar, o selecionador. Mas o jovem médio calou os críticos, justificou não só a convocatória como a sua titularidade, e fez um Mundial de sonho sendo considerado indiscutivelmente como o melhor da sua equipa. O seu futebol foi muito sedutor e não durou um mês a surgirem propostas: Portsmouth foi o destino. Estava então num campeonato á sua altura. Começou a época lesionado mas hoje é titular indiscutível na equipa de Harry Redknap, onde forma um meio – campo de luxo ao lado de Pedro Mendes, Bouba Diop e o ganês Muntari.
Tem 44 jogos e 5 golos ao serviço dos pompeys, é um criativo detentor de um remate forte e colocado, tem uma capacidade técnica elevada e é um dos jovens médios mais promissores da actualidade.
28/12/2007
Fantasy Cup – Round 1

- Tiago Mendes - Inglaterra
- Diogo Brito - Inglaterra
- António Costa - Inglaterra
- Pedro Reis - Inglaterra
- Jorge Vilar - Inglaterra
- Paulo Milu - Inglaterra
- Nuno Neves - Inglaterra
- João Martins - Inglaterra
- Diogo Ferreira - U.S.A
- Zé Fontes Ferreira - U.S.A
- Luís Teixeira - Irlanda
- Ricardo Rocha - Irlanda
- Alexandre Maia - Escócia
- André Amorim - Escócia
- Rui Gomes - Singapura
27/12/2007
Astros da Europa: Barry

- Nome: Gareth Barry
- Idade: 26 anos
- Clube: Aston Villa
- País: Inglaterra
Na actual Premier League, são vários os jogadores que são a bandeira dos respectivos clubes. São aqueles em cujo ferveroso adepto inglês presta tributo, vê nele o jogador-tipo da sua equipa, aquele que encarna e leva mais alto o nome do clube, quer pela sua garra, pelo seu querer, pela sua paixão, a forma como encara cada desafio, tendo aquela natural e típica empatia com o adepto. Um deles é sem dúvida Gareth Barry, actual capitão do Aston Villa. Cedo se percebeu que Barry era um jogador acima da média, brilhou na selecção de Inglaterra sub-21 e muitos analistas estranharam o facto de só recentemente ter conseguido entrar nas contas da selecção principal, onde no último jogo de apuramento para o Europeu 2008 foi titular no meio-campo ao lado de Steven Gerrard e a sua excelente exibição não chegou para levar de vencida a Croácia e conseguir o apuramento da selecção do seu país. Na Premier League brilha a grande intensidade no Aston Villa a algumas épocas para cá. Tanto pode jogar no centro da defesa como nas laterais, mas é no meio campo que impõe a sua lei. Muito adulto na forma de se colocar em campo e tocar a bola é o elemento com melhor capacidade técnica de um sector que, sempre que a bola lhe vem parar aos pés, parece ganhar maior classe e confiança. Martin O'Neill viu isso aquando a sua chegada a Villa Park e desde logo lhe entregou a braçadeira de Capitão, retirando a Olof Mellberg que envergava a alguns anos sem qualquer contestação, tal o estatuto, a classe e disponibilidade de Barry. Na actual Fantasy Premier League, é aposta habitual dos que o conhecem. Jogador com excelentes pontuações, contabiliza neste momento 81 pontos e está muito próximo de estar na Dream Team da actual liga. Exemplo recente da classe de Barry é o último e escaldante jogo contra o Chelsea, em que protagonizou um jogo fantástico, não tremendo no último minuto em que converteu a grande penalidade que deu o empate à sua equipa. O verdadeiro Capitão!...
Astros da Europa: Petrov

- Nome: Martin Petrov
- Idade: 28 anos
- Clube: Manchester City
- País: Bulgária
No seguimento do “ESPECIAL PREMIER LEAGUE” promovido pelo aroucafantasy, aqui vos apresento um “Astro da Europa” que actua na nossa muito apreciada Premier League:
Martin Petrov, potente médio atacante que começou como extremo esquerdo, mas que ao longo da sua carreira aperfeiçoou o seu jogo e tanto pode jogar nessa mesma posição, como a médio interior ou até como segundo avançado.
Para falar da sua carreira começo por referir que se formou no modesto Botev Vratza, da sua terra natal, a Bulgária, de onde saiu naturalmente para uma equipa de maiores ambições, e rumou a um dos “grandes” da capital, o CSKA de Sofia, onde raramente jogou tendo o seu maior registo sido efectuado na terceira e última época no CSKA, apontando três golos, em 11 jogos. Foram certamente estes poucos mas impressionantes registos que fez o Servette da Suiça apostar na sua contratação, partindo para a sua primeira aventura no estrangeiro, onde não se fez rogado e confirmou os créditos, apontando nos seus dois anos e meio que representou o clube 20 golos, média muito boa para um extremo, sendo de realçar as suas constantes assistências, nomeadamente através dos seus impressionantes cruzamentos. Com as vistosas exibições surgiu naturalmente um clube de melhores condições financeiras e de uma liga mais competitiva, rumando Petrov ao Wolfsburg da Alemanha, onde marcou cerca de 30 golos em 4 épocas.
Depois surgiu um momento que para mim foi crucial na sua longa carreira que foi o Euro’2004 em Portugal, onde chegou com a sua selecção, aonde já vinha a dar nas vistas. Da Bulgária nesse Europeu esperava-se que a sua grande referência fosse Stilyan Petrov, talentoso médio ofensivo que dava nas vistas no Celtic, mas quem se destacou foi sim Martin “o outro” Petrov, com as suas explosivas arrancadas na faixa esquerda finalizadas com cruzamentos que pareciam feitos por uma raquete.
E esta prestação em solo português valeu-lhe a transferência para “o outro” grande de Madrid, o Atlético. Na Liga Espanhola não foi muito feliz, em parte devido ás suas constantes lesões, destacando-se ocasionalmente.
Mas “o outro” grande de Manchester, o City, no início desta época contratou o ex-selecionador nacional inglês Sven Goran Eriksson, não escapando a este a técnica fabulosa de Petrov, não tendo dúvidas em apostar na sua contratação.
É no “multinacional” Manchester City que vem passeando a sua classe juntamente com outros astros como Bianchi, Elano e Vassel. Eriksson confirmou as expectativas e calou os críticos, levando o City a intrometer-se entre os habituais 4 primeiros de Inglaterra.
Petrov já contabiliza 4 golos, 6 assistencias e 12 pontos de bónus fantasy, totabilizando cerca de 90 pontos na Fantasy.
Tal como nos disse Luís Freitas Lobo em 2005, Petrov “é jogador para grande equipa” e este Manchester City de Eriksson parece-me uma Grande Equipa, na competitiva Premier League.
Petrov, o Martin porque “o outro” agora é Stilyan, é aos 28 anos uma referência do Manchester City e uma das Estrelas da Premier League.
26/12/2007
Exportação lusitana a terras de sua Majestade
São actualmente 10, os portugueses que transitam no fantástico mundo da Premier League:

É avançado e tem 21 anos de idade. Em Portugal jogou no Real Sport Club e no Farense. Foi transferido para Inglaterra em idade júnior e nunca jogou no principal campeonato português. É internacional sub-21 e devido á uma lesão prolongada está actualmente a viver uma fase complicada na sua carreira. Esta época ainda só fez 1 jogo.

· Ricardo Carvalho – Chelsea
Vamos evitar os elogios, apenas basta dizer que é o melhor central português e um dos melhores do mundo. Jogador das camadas jovens do Porto, rendeu aos dragões 30 milhões de Euros. Está a cumprir a 4 época ao serviço dos blues.
· Paulo Ferreira – Chelsea
Foi transferido para o Chelsea no mesmo ano que R. Carvalho, mas este por apenas! 20 milhões de euros. Lateral direito de raiz, também pode jogar na esquerda. Em Portugal jogou no Estoril, Setúbal e Porto, tem 7 jogos contabilizados.
· Hilário – Chelsea
Convidado por José Mourinho a preencher o plantel do Chelsea, já teve os seus momentos de glória na época passada, quando substituiu os lesionados Petr Ceh e Cudicini. Jogou na Académica, Varzim, Estrela da Amadora, Nacional e triunfou no Porto.

· Cristiano Ronaldo – Manchester United
Está no topo do mundo e depois de ter sido no ano passado o segundo é já o melhor marcador da Premier League deste ano, com 11 golos. Prodígio das escolas do Sporting está numa forma assombrosa.
É proveniente do Sporting, joga a extremo e tem uma capacidade técnica fora de normal. Tudo idêntico ao seu conterrâneo. Falta apenas saber se vai evoluir como ele. Esperamos que sim. Leva já 11 jogos e 2 golos.

- Benny McCarthy – Blackburn – ex- Porto
- Andersson – Manchester United – ex – Porto
- Rochemback – Middlesbrough – ex – Sporting
- Cissé – Reading – ex – Boavista
- Bikey – Reading – ex – Desportivo das Aves
PremierLeague Fantasy Cup

As equipas são sorteadas aleatóriamente e o vencedor (equipa que fizer mais pontos nessa gameweek menos os pontos de transferência), prosseguirá para a ronda seguinte onde irá ser sorteada nova equipa, os perdedores estão automáticamente fora da competição. Esta competição dura até à jornada final da premierleague onde duas equipas jogam a "FPL Fantasy Cup final"
Podes consultar o teu progresso na Fantasy Cup no menu do lado esquerdo da tua equipa. A Primeira Ronda é já no tão aclamado "Boxing Day" (26 de Dezembro) BOA SORTE!!!
Nota: No caso de empate de pontos o desempate entre equipas faz-se da seguinte forma:
2.Menor Nº de Golos Sofridos nessa Jornada
3."Moeda ao Ar" Virtual
25/12/2007
"10 +"

Quantas vezes não chegamos a conclusão nenhuma sobre que clube é melhor ou pior, maior ou mais pequeno, mais rico ou menos rico?
O AroucaFantasy investigou e apresenta aqui algumas listas, designadas "10+", sobre algumas das coisas que se podem quantificar e classificar no Futebol:
1 -FC Barcelona
2 -Juventus
3 -Manchester U.
4 -Real Madrid
5 -Milan AC
6 -Bayern Munique
7 -Int. Milão
8 -River Plate
9 -Arsenal
10-FC Porto
O periodo entre 1872 a 1990, só se pode avaliar subjectivamente, principalmente porque se tinham somente os campeões nacionais e internacionais como referencia. As equipas que só disputavam uma competição não podiam ser avaliadas de igual modo e como se sabe os moldes em que se desenrolavam os diversos campeonatos divergiam bastante, enquanto actualmente existe uma globalização das competições a disputar em cada país. Simplesmente não é possível estabelecer uma base que iguale as diferentes opções de todos os clubes participantes durante o período entre 1872 a 1990.
1 -Rungrado May Day Stadium 150 000 (Coreia do Norte)
2 -Salt Lake Stadium 120 000 (India)
3 -Estádio Azteca 114 465 (México)
4 -Bukit Jalil National Stadium 110 000 (Malásia)
5 -Estádio Int. de Monterey 103 500 (México)
6 -jawaharlal Nehru Stadium 100 000 (India)
7 -Melbourn Cricket Ground 100 000 (Austrália)
8 -Camp Nou 98 772 (Espanha)
9 -Maracana 95 000 (Brasil)
10-Estádiio de Wembley 90 000 (Inglaterra)

1 -Arthur Friedenreich (Brasil), 1329 golos
2 -Pelé (Brasil), 1283
3 -Romário (Brasil), 1002 *
4 -Alfredo Di Stefano (Argentina), 893
5 -Uwe Seeler (Alemanha) 815
6 -Roberto Dinamite (Brasil) 748
7 -Zico (Brasil) 692
8 -Ferenc Puskas (Hungria) 689
9 -Flávio (Brasil) 591
10-McGregory (Escócia) 550
*Em actividade.
Este ranking classifica aqueles que na opinião da IFFHS foram os melhores clubes de 2007. Não aparecendo nenhum clube português nos "10+", fica desde já a informação que o Benfica ocupa a 27ª posição, Sporting 66º e FC Porto em 71º.
Fonte: http://www.iffhs.de/
24/12/2007
ESPECIAL PREMIER LEAGUE "B(l)o(g)xing Day"

22/12/2007
Astros da Europa: Alex
.jpg)
- Nome: Alex
- Idade: 30 anos
- Clube: Fenerbahce
- País: Brasil
Ancara é a capital da Turquia, mas Instambul é a maior e mais emblemática cidade do país que liga o continente Europeu ao Asiático. É precisamente na antiga Constantinopla que se concentram os melhores clubes do futebol turco. Besiktas, Galatasaray e Fenerbahce são nomes de bairros de Instambul, dominam a chamada Super Lig, e funcionam, tal como em Portugal, como os 3 grandes do campeonato.
Na Turquia vive-se futebol intensamente e com paixão. A história diz-nos que o Fenerbahce é o melhor: 17 Campeonatos contra 16 do Galatasaray e 12 do Besiktas. O clube dos canários amarelos é actualmente treinado por Zico e é um dos 16 apurados para os oitavos de final da Champions League. O plantel é equilibrado, conta com jogadores experientes turcos e muita qualidade brasileira. Appiah, Roberto Carlos, Deivid e Kezman são nomes de peso, mas o cérebro e astro da equipa continua a ser, sem duvida alguma, um antigo jogador de futebol de salão: Alex o seu nome. Nasceu no Brasil, começou a jogar no Coritiba e foi transferido para o Palmeiras em 1997 onde foi treinado durante 3 anos por Luiz Filipe Scolari. Jogou ainda no Flamengo antes de uma passagem curta e frustrante pelo Parma de Itália. Regressou ao Brasil para mais 2 anos no Cruzeiro, até que, em 2004 chegou uma proposta milionária e irrecusável do Fenerbahce. A sua adaptação foi fácil e a Turquia tornou-se numa segunda casa e sinonimo de sucesso. Alex joga no meio campo ofensivo, rende mais no meio a distribuir jogo para toda a equipa, mas também pode jogar nas alas. Esquerdino nato e detentor de uma qualidade técnica impressionante é perigosíssimo no 1 x 1. No ultimo jogo da liga dos Campeões, frente aos russos do CSKA, Alex recebeu a bola no peito e sem deixar cair disparou a 25 metros da baliza não dando qualquer hipóteses ao guarda-redes moscovita. Não é propriemente um jovem, mas está na melhor fase da sua carreira, um jogador que tem deslumbrado e a ter em atenção.
21/12/2007
Sorteio

Fc Porto evitou a Roma e o Arsenal e talvez tenha sido o mais felicitado do sorteio uma vez que o Shalke 04 era dada como a equipa mais fraca de todas as possíveis. Sporting e Benfica irão defrontar 2 equipas com pouca reputação nestas andanças e têm tudo para seguir em frente. A formação de Paulo Bento recebe primeiro a equipa do ex - benfiquista Carlitos e depois fará uma viagem complicada á Suiça, país anfitrião do Europeu que se aproxima. O Sp Braga, como já se esperava, tem um adversário mais complicado. O vice-campeão da Alemanha Werder Bremen, de Hugo Almeida e Diego têm tipo boas prestações na Europa e teoricamente é o adversário mais forte de todos.
Promessas da Champions

Todas as épocas surgem fornadas de jovens promessas e a fase de grupos da UEFA Champions League não constituiu excepção. O uefa.com destacou no seu site os jogadores que mais se evidenciaram na ascensão à elite do futebol europeu. Entre eles, realce para o benfiquista Angel Di María e o brasileiro Anderson, agora no Manchester United FC.
- Bojan Krikic, 19 anos, Barcelona
- Theo Walcott, 19 anos, Arsenal
- Giovanni Dos Santos, 19 anos, Barcelona
- Di Maria, 19 anos, Benfica
- Anderson, 19 anos, Man. United
- Nicklas Bendtner, 19 anos, Arsenal
- Diego Capel, 19 anos, Sevilha
- Rakitic, 19 anos, Shalke 04
- De Silvestri, 19 anos, Lazio
- Karim Benzema, 20 anos, Lyon
Escolhe o melhor.
Taça Uefa – Fim da fase de Grupos

A Arouca Cup não nos divulga grandes novidades. Continua liderada por Hugo Rebelo, pressionado por Artur Miler e agora Hélder Pimenta que ascendeu ao terceiro lugar. Apenas 3, são agora os pontos que separam o 1º para o 2º classificado. A competição e o entusiasmo só regressam no mês de Fevereiro, resta-nos esperar pelo sorteio a realizar hoje e torcer por novas conquistas lusitanas.
20/12/2007
Faz o teu 11

A Champions League é sem duvida alguma a principal competição da UEFA e o seu sucesso tem sido visível de ano para ano. As equipas participantes têm os melhores jogadores do mundo, e atravessam fronteiras para realizar jogos fantásticos por essa Europa fora.
Nesta época natalícia e de ambiente familiar, propomos uma sugestão divertida. Se és visitante assíduo do nosso blog e tiveste atento ao melhor futebol do mundo, deixa a tua opinião relativamente aos jogadores que mais se evidenciaram nesta primeira fase da grande competição. Não percas tempo e diz-nos aqui mesmo qual o teu 11 de Natal. Tens até ao fim do ano (dia 31) e convém seguir a seguinte táctica:
- 1 Guarda-Redes
- 4 Defesas
- 4 Médios
- 2 Avançados
Feliz Natal.
13/12/2007
6ª Jornada - Fim da Fase de Grupos

Depois de encerrada a fase de grupos, podemos fazer uma curta avaliação e concluir que a prestação nacional foi positiva. FC Porto venceu facilmente os turcos do Beskitas e carimbou a passagem á fase seguinte, onde irá encontrar um de oito possíveis adversários: Roma e Arsenal destacam-se por serem sem duvida os mais fortes. Os grandes de Lisboa terminaram a prova com 2 excelentes vitorias e felizmente continuarão nas competições europeias agora via Taça Uefa.
Relativamente aos outros apurados, o Fenerbahce e Olympiakos demonstraram ser 2 equipas que praticam bom futebol, são temíveis a jogar em casa perante os fervorosos adeptos e podem surpreender futuramente. Valência e Lazio nem sequer a Uefa vão e foram as grandes desilusões. A surpresa veio de Gelsenkirchen, cidade onde milita o Shalke 04 que carimbou a qualificação mais surpreendente e conhecerá (tal como os outros 15 apurados) o seu adversário no dia 21 de Dezembro, data em que está agendado o sorteio. A lista dos melhores marcadores é liderada por Cristiano Ronaldo e o sueco Ibrahimovic, mas o player desta 6ª e ultima jornada foi o médio grego Stoltidis com 17 pontos: 2 golos e 1 assistência na vitoria do Olympiakos sobre o Werder Bremen.
Nos campeões virtuais, a Arouca Champions tem agora 69 treinadores e continua ao rubro. Como já se esperava não houve alterações de líder, uma vez que a equipa liderada por Pedro Reis tem jogado bem á base do soma e segue. A fantasy infelizmente irá fazer uma pausa de 2 meses, e só voltará em Fevereiro. Finalizamos então com uma breve analise do fim da fase de grupos, felicidades e boas festas a todos os participantes.
- Pedro Reis tem estado imparável. Agarrou a liderança na 3ª jornada para nunca mais a largar. Tem feito uma boa gestão de equipa e aumentou a distância do 2º classificado para 55 pontos. Melhor ainda é mesmo a sua prestação mundial: é actualmente o 27 no ranking geral do jogo e o segundo melhor português. São de facto, números muito promissores.
- Xavier Cardoso mantém-se no 2º lugar da liga com uma curta distancia relativamente ao terceiro. No entanto tem descido muito na classificação mundial: agora é 5.161.
- Paulo Milu teve uma jornada desastrosa com apenas 18 pontos e desceu do 3º para o 17º lugar.
- André Amorim já espreitava o topo da tabela á algum tempo e subiu com todo o mérito ao 3º lugar.
12/12/2007
Káká, Melhor Jogador do Mundo 2007 do Arouca Fantasy

11/12/2007
Astros da Europa: Sagna

- Nome: Bacary Sagna
- Idade: 24 anos
- Clube: Arsenal
- País: França
Em Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido, vive desde 1996 um francês alto, magro e de cabelos brancos, reconhecido mundialmente pelo extraordinário trabalho que tem realizado à frente de uma das equipas mais carismáticas da cidade. Arséne Wenger depois de treinar o Estrasburgo, Nancy e Mónaco no seu país natal, teve uma breve passagem pelo Japão e estagnou com enorme sucesso na Premier League. O gaulês tem fama de intelectual e devolveu a glória e prestígio ao lendário Arsenal. Jogando sempre com um estilo muito próprio sistematizado num 4-4-2 de futebol apoiado, não gosta muito de contratar grandes estrelas. Prefere ser ele mesmo a descobri-las e moldá-las. Evidencia-se bastante pela sua procura de jovens jogadores desconhecidos com margem de progressão, e na forma como os lança intercaladamente na sua equipa, acertando quase sempre no timing certo.
O seu último diamante tem ouro na cabeça e dinamite nos pés. Bacary Sagna é um lateral direito moderno, inteligente, tira óptimos cruzamentos e é capaz de fazer todo um corredor sozinho. Formado nas escolas do Auxerre, era pouco reconhecido mundialmente até ao Verão de 2007, altura em que o seu conterrâneo Arsene Wenger (nem mais) o decidiu contratar para o Arsenal. Certo é que chegou aos gunners e conquistou o lugar direito da defesa na maior das facilidades, não dando qualquer margem de hipóteses a toda a concorrência e obrigando mesmo o costa-marfinense Eboué a subir no terreno para poder encaixar também na equipa. O que não causou algum efeito surpresa foi a sua chamada á selecção nacional, onde irá estar com certeza no Euro 2008 e se der continuidade á fantástica época que tem realizado, eliminará toda a rivalidade da selecção francesa, mesmo que ela conte com nomes como: Sagnol, Clerc, Thuram e até Gallas.
10/12/2007
Hugo Rebelo - Novo lider da Arouca Cup
07/12/2007
Taça Uefa – 4ª Jornada

Relativamente ás restantes equipas, destaque para a qualificação previsível do Everton, Tottenham, Vilarreal, Atl. Madird, Hamburgo, Bayer Leverkusen e Panathinaikos que demonstraram alguma superioridade nesta fase de grupos. A Grécia é o país que mais equipas tem na competição (5) mas por agora a equipa de José Peseiro foi a única a qualificar-se.
Na fantasy, Artur Miller perdeu a liderança para o 2º classificado. Hugo Rebelo está agora na frente com todo o mérito a apenas 1 ponto e iniciou uma disputa que poderá ser interessante futuramente. Luís Teixeira mantém-se firme no 3º lugar e está a 10 do líder. A uma jornada do fim da fase de grupos a Arouca Cup está mais competitiva que nunca. No entanto os resultados a nível mundial não são os desejados: Hugo Rebelo, 1º classificado da nossa liga tem 173 pontos e é 1859º da classificação geral.
Á falta de grandes individualidades a marcar a diferença com golos e assistências o jogador da jornada voltou a ser um defesa: desta vez foi o central alemão M. Friedrich. Actualmente é a sombra e primeira alternativa a Metzelder e Mertesacker na selecção da Alemanha que irá estar no Euro 2008. Joga no Leverkusen, marcou um golo de cabeça frente os checos do Sparta Praga e foi o player da jornada com 12 pontos.
04/12/2007
A Premier League em imagens
03/12/2007
Fantasy UEFA - Aviso

Mais se informa que esta semana embora, só se realizem os jogos do Grupo D, a equipa é feita para toda a jornada, isto é, o fecho das inscrições será Terça-feira, 4 de Dezembro ao fim do dia.
É nesta jornada que se ficará a conhecer o vencedor da Fase de Grupos da Arouca Champions bem como as alterações na tabela tanto da Arouca Champions bem como a Arouca Cup.
Boa Sorte!...
Premier League – Melhor futebol do Mundo

- Equipas extremamente competitivas

Tirando o recente poder do Chelsea de Mourinho que venceu 2 campeonatos consecutivos, o futebol Inglês ultimamente tem sido dominado por 2 treinadores e 2 equipas: o Arsenal do francês Arséne Wenguer e o Man. United de Alex Fergunson. No entanto, podemos verificar na tabela de vencedores que apesar de não vencer o campeonato á 17 anos, o grande monstro do futebol inglês continua a ser o Liverpool.
Liverpool - 18
Man. United - 16
Arsenal - 13
Everton - 9
Aston Villa - 7
Sunderland - 6
Newcastle e Sheffield Wednesday - 4
Leeds, Wolverhampton, Blackburn, Chelsea e Huddersfield Town - 3
Tottenham, Manchester City, Derby Country, Portsmouth, Burnley, Preston North End - 2
Ipswich Town,Sheffield Unit.,West Bromich e Nottingham Forest - 1
- Adeptos fantásticos, estádios cheios
Costuma-se dizer que os adeptos são o 12 jogador, e de facto, um estádio cheio com milhares de pessoas apoiar faz toda a diferença na beleza do futebol. Se metermos o Paços de Ferreira – Naval a jogar no St James Park (estádio do Newcastle) completamente cheio e revestido de cores amarelas e verdes obviamente que o jogo iria ter outro espectáculo e interesse. Da mesma forma que se visse-mos o Tottenham – Manchester City a jogar no Estádio Municipal de Leiria com a sua fabulosa media de 700 espectadores que o jogo empobrecia e tornava-se muito mais medíocre.
Esse é mais um aspecto que diferencia o futebol inglês. Lá não existe 3 grandes. Lá os adeptos são todos bairristas tendo apenas uma paixão enorme pelo clube da localidade da qual residem. Lá não se juntam claques, as claques são formadas pela multidão que formam um todo, enchem os estádios e cantam do início ao fim. E vejamos o seguinte:
O Derby Country actual último classificado joga em casa contra o Aston Villa. Faltam 10 minutos para o fim e o Derby perde por 2-0, mas lá meus amigos, ninguém arreda pé do estádio e ninguém assobia os jogadores pelo resultado negativo, por lá estão todos a puxar e a torcer para que a equipa do coração consiga reduzir o resultado para 2-1. Lá chama-se Premier League e é mesmo assim…
- Mentalidade de jogadores vs Árbitros que deixam jogar

Outro aspecto que diferencia o futebol inglês de todos os outros, mas principalmente do nosso, é a intelectualidade dos árbitros que apitam os jogos. Por vezes o futebol nacional torna-se demasiado pobre, aborrecido e desinteressante devido ás enumeras paragens que se procedem durante os 90 minutos. É incrível o número de vezes que um jogo é parado proveniente do número de faltas e não só. Obviamente que em parte isso é derivado á mentalidade dos jogadores e técnicos: enquanto que em Inglaterra os treinadores são verdadeiros estudiosos e tentam incutir um futebol espectáculo, com jogadas de bola no pé, e quando necessário lançamentos longos para explodir no contra-ataque, em Portugal preocupam-se mais com um futebol duro e de raça bem ao estilo de Jaime Pacheco, e também em fecharem-se o mais atrás possível para segurar resultados, tornando os jogos chatos, com poucos lances de perigo e um tempo útil de jogo muito modesto.
Mas os árbitros nacionais não estão isentos de culpas desta situação negativa. Talvez por temerem quaisquer comentários futuros das direcções dos clubes e principalmente da comunicação social, os árbitros nacionais são rigorosos demais. Enquanto que os gentlemen’s de Inglaterra são uns especialistas na arte do “deixa jogar”, os senhores do apito nacionais ao mínimo toque ou contacto físico parecem flechas a correr para o local e marcarem a falta muitas das vezes inexistente. São realidades futebolísticas, é assim e sempre vai ser, nós nunca vamos ter uma Premier League…
30/11/2007
Taça Uefa - 3ª Jornada

Sinal mais para o Helsingborg da Suécia, goleou o Austria de Viena em casa, assumiu a liderança do Grupo H e torna-se na primeira e unica equipa a garantir um lugar nos 16 avos-definal. É uma surpresa agradavél e tem na equipa o melhor marcador da prova: o nigeriano Omotoyossi com 6 golos.
A Arouca Cup, como sabemos é liderada intranquilamente por Artur Miler com 131 pontos. Hugo Rebelo e Luís Teixeira estão próximos e prometem ameaçar o actual campeão em título.
Para finalizar, destaque para Rigobert Song, defesa central camaronês que joga no Galatasaray. Não é propriamente um desconhecido: já participou em 3 campeonatos do mundo pela sua selecção e já jogou em clubes como Liverpool, West Ham, Metz, Lens, Salernitana, Colónia e cumpre agora a quarta época na Turquia. Marcou 1 golo na deslocação da sua equipa aos gregos do Panionos e foi o player da jornada com 12 pontos.
Artur Miler - Lider da Arouca Cup
29/11/2007
Pedro Reis - Dispara do 2º lugar

5ª Jornada

Sporting e Benfica estão de fora da Champions embora que com sortes diferentes. A equipa de Paulo Bento já confirmou o 3º lugar que dá acesso á Taça Uefa, enquanto que o Benfica para lá chegar terá que vencer no gelo da Ucrânia. As preces lusitanas resumem-se agora no Porto, que apesar da derrota, continua no 1º lugar do grupo e necessita apenas de um empate caseiro frente aos turcos do Besiktas.
8 Equipas já estão apuradas e as surpresas ficam para a próxima: 3 Inglesas, 3 Italianas e 2 Espanholas. Os três melhores campeonatos europeus a confirmarem o seu poderio.
Na fantasy, não houve alterações no topo da tabela. Pedro Reis continua líder da Liga de Arouca e aumentou a distância para o 2º classificado. Agora são uns expressivos 35 pontos que o separam de Xavier Cardoso. No entanto baixou alguns lugares na Tabela Geral do jogo, mas mantém o prestigio de aparecer nos 50 primeiros, classificando-se agora em 49 . Destaque ainda para Paulo Milu, que discretamente está no 3º lugar desde a 2ª jornada. Steven Gerard foi o principal responsável pela derrota dos dragões em Anfield, e com 1 golo e 2 assistências foi o player da jornada com 13 pontos.
25/11/2007
Blog da Semana da Revista J
Um Orgulho!
22/11/2007
Vamos estar no EURO 2008!

20/11/2007
Astros da Europa: Matías Fernandez

- Nome Matías Fernandez
- Idade: 21 anos
- Clube: Villarreal
- País: Chile
Mas um valor seguro está a despontar no onze desta equipa espanhola: o jovem chileno Matías Fernandez. Trata-se de um médio-volante rápido, com uma técnica impressionante, destro, pode ainda jogar como segundo avançado ou mesmo como médio ofensivo clássico. Com a ausência de Riquelme é neste momento o jogador mais observado na equipa espanhola. Começou a sua carreira no Colo Colo onde fez toda a sua formação tendo na sua melhor época facturado 20 golos em 30 jogos, o que lhe valeu o passaporte para a europa, onde com Manuel Pellegrini conseguiu a adaptação ideal ao futebol europeu estando a iniciar a época com altíssimo rendimento. Contabiliza 10 pontos na Fantasy onde recentemente fez duas assistências para os dois golos da sua equipa e é um jogador que, sem dúvida, será a grande figura da sua selecção e o veremos em palcos maiores...
19/11/2007
Astros da Europa: Kompany

- Nome: Vincent Kompany
- Idade: 21 anos
- Clube: Hamburgo
- País: Bélgica
No futebol uma realidade pode ser um facto, e um facto pode ser uma realidade. Mas sejamos objectivos na mesma: Vincent Kompany trata-se de um jovem com elevado potencial para se tornar um dos melhores defesas – centrais da Europa. Ponto final paragrafo.
Quem vir este internacional belga a jogar, ficará com certeza com a sua imagem no pensamento. É um belo central. Possante, tem bom poder de choque, joga bem de cabeça, gosta de sair a jogar e fá-lo com classe. Sobe tanto no terreno que por vezes pensamos que está a jogar a trinco. Mas o mais saliente destas movimentações é que não se notam carências defensivas.
Na época 03/04 estreou-se com apenas 17 anos, no seu clube de formação: o Anderlecht. Precisamente nessa época foi campeão belga, fez 29 jogos e marcou 2 golos. Com 20 anos transferiu-se para o Hamburgo, clube que representa nos dias de hoje. Marcou o golo da recente vitória alemã no primeiro jogo da Taça Uefa, e já é titularíssimo na selecção belga fazendo dupla de centrais com Van Buyten, o gigante do Bayer Muniche. Sem duvida alguma, um jogador com uma margem de progressão enorme. Agora se é uma realidade ou um facto, só um dia iremos saber…
Astros da Europa: Boruc

- Nome: Artur Boruc
- Idade: 27 anos
- Clube: Celtic
- País: Polónia
A selecção da Polónia apurou-se recentemente para o Europeu 2008 a realizar na Austria e Suiça, com uma brilhante prestação nas qualificações europeias ficando em 1º lugar do Grupo A, precisamente á frente de Portugal. No outro lado do velho continente, mais precisamente nas Ilhas Britânicas, existe um clube escocês com um enorme historial. O Celtic é bicampeão da Escócia tem 41 títulos nacionais, e 1 Liga dos Campeões conquistada nos anos 60.
De facto, estas são 2 equipas dignas de um sucesso perceptível e ambas têm como último obstáculo defensivo um guarda-redes com nome de rei: Artur Boruc.
Nasceu na Polónia em 1980, é um jogador de excelentes reflexos e tem evoluído bastante ao ponto de ser considerado um dos melhores guarda-redes do futebol actual. Começou a jogar no Pogon, e antes de ser contratado pelo Celtic em 2005, Boruc jogava á 4 anos no Legia Varsóvia, clube da capital polaca. Desde que chegou a Glasgow, ao clube dos “católicos”, que a sua carreira, reputação e qualidades futebolísticas têm evoluído. E foi durante esse período, onde conquistou 2 Campeonatos e 1 Taça da Escócia, que o guarda-redes roubou o lugar ao conhecido Dudek, sendo hoje titular na sua selecção. Devido á falta de grandes individualidades na equipa de Leo Beenhakker, Boruc foi uma mais valia durante a fase de qualificação com apenas 5 golos sofridos em 9 jogos, e é já considerado, juntamente com Smolarek, a grande referência da equipa. Na Escócia a situação é idêntica. Nakamura, o astro japonês tem sido um idolo para os adeptos do Celtic, mas devido á sua lesão prolongada, o protagonismo tem passado todo pelas mãos do guarda-redes polaco. Tem um total de 29 internacionalizações, inspira confiança nas suas saídas e mede 1,93 de altura que fazem dele uma presença segura e cada vez mais forte dentro dos postes.
17/11/2007
Os vícios de uma bola

É um vício muito agradável, acessível a nível financeiro, dá cartas saudáveis, respira um fumo suave, e transpira beleza desportiva.
Não vamos confundir vício com fanatismo. O fanático não se importa com o que acontece com o futebol como um todo, ele só tem olhos para o seu clube. Tudo que contrarie o seu clube é tratado como conspiração. Basta ele ler ou ouvir algo para ficar ofendido.O viciado, não. Ele tem uma equipa pela qual admira, mas prefere simplesmente discutir uma partida de futebol, independentemente do resultado da equipa pelo qual simpatiza.
Mas o mais problemático é quando uma personalidade reúne os dois sentimentos traiçoeiros.
Infelizmente ou felizmente, existiram jogadores de futebol que ficariam marcados para sempre não só pelas suas qualidades técnicas mas também pela sua rebeldia, derivada de vícios como: drogas e o álcool.


“Nunca saí de manhã com a intenção de me embriagar. Isso acontecia e é tudo”.
“Em 1969, eu abandonei as mulheres e o álcool. Foram os piores 20 minutos da minha vida”.
Recentemente, após outra crise que o levou aos cuidados intensivos, e mesmo a uma troca de fígado, Best anunciou colocar á venda os seus troféus do tempo de futebolista. Morreu em 2005 digno de uma grande homenagem por toda a Grã-Bretanha.

E foi mesmo nessa senhora ilha, que nasceu Paul Gascoigne. O “embriagado” mais recente. Apenas tenho a dizer que numa entrevista á TV norueguesa o repórter pediu uma mensagem aos adeptos adversários e ele respondeu com um simples “Fuck you”. Que foi noticia varias vezes por bater na mulher. E claro está, que aparecia nos jornais, revistas e televisão constantemente embriagado. Em 1998 com apenas 30 anos Gascoigne enterrou-se completamente, e depois dos médicos dizerem "Se ele não parar, vai morrer antes dos 40 anos" foi mesmo fazer um grande tratamento numa clínica de dependentes do álcool.


Falta um jogo para a final do Mundial 2006 realizado na Alemanha. A França é uma das finalistas, depois de ter eliminado a Selecção Brasileira, eliminou Portugal nas meias-finais, Zindedine Zidane a sua estrela e já consagrado mundialmente está ali, no parte de fora do hotel a fumar o seu cigarrinho tranquilo.
Para terminar, tivemos um exemplo de coragem lusitana. Miguel foi para os jornais espanhóis dizer que saía para se divertir todas as semanas em Valência e sendo assim vamos terminar com as suas palavras.