21/03/2008

Astros da Europa: Downing

  • Nome: Stewart Downing
  • Idade: 24 anos
  • Clube: Middlesbrough
  • País: Inglaterra

Aproveitando o recente mediatismo à volta dos extremos na Premier League, particularizado na Figura do ano 2007 Arouca Fantasy Cristiano Ronaldo que bateu recentemente o recorde do lendário George Best como o extremo com mais golos pelo Manchester United, vimos por este meio dar-vos a conhecer aquele que é um valor seguro do Campeonato Inglês, da Selecção de Inglaterra e do Futebol Mundial: Stewart Downing.
Já aqui foi referido sobre as raízes do futebol inglês nomeadamente no seu aspecto atacante, as suas peculiares características no que toca a esse sector, os seus dois avançados bem como a sua evolução no sentido de ter excelentes extremos para os servir. Foi referido acerca do Astro da Europa David Bentley no lado direito dos "Rovers" e hoje falámos de Downing, que joga exactamente no flanco oposto, no lado esquerdo do ataque do "Boro".
Trata-se de um produto das Escolas do Middlesbrough onde fez toda a sua formação passando por todos os escalões. Surgiu no plantel principal lançado por Steve McClaren, o tal seleccionador que não levou a Selecção Inglesa ao Euro 2008, mas que apostou desde muito cedo neste craque britânico e que agora deve observar com orgulho os frutos da sua aposta. Jogou duas épocas nas reservas e meia época emprestado ao Sunderland, fixando-se definitivamente no plantel aos 20 anos. Percorreu todos os escalões das selecções jovens de Inglaterra e o lado esquerdo da Selecção Principal no Mundial 2010 deve ser o seu grande objectivo pois tem tudo para o conseguir. Colado á faixa esquerda, driblando, progredindo com a bola dominada, cruzando com precisão, descobrindo espaços de penetração ou entrando de trás para rematar concilia inteligência e técnica com a bola nos pés. Tem feito uma época fantástica dando seguimento à época anterior, melhorando e evoluindo de jogo para jogo e brilhando a alta intensidade no Middlesbrough do seu antigo companheiro de equipa e agora treinador Gareth Southage que se encontra neste momento no meio da tabela. Regista um total de 117 pontos na Fantasy Premier League, distribuídos por 30 jogos, 6 golos, 4 assistências e 12 pontos de Bónus. Possui até agora como momentos altos da sua carreira a conquista da Taça da Liga bem como a Final da Taça UEFA que perdeu contra o Sevilha. Muitos mais momentos de glória surgirão na sua vida desportiva pois acredito que estará para dar o "salto" e será ele o dono do flanco esquerdo da Selecção Inglesa em Terras Sul Africanas no Mundial 2010... Pelo menos esta é a minha aposta!...

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
hugo disse...

ja o tenho ah dois anos seguidos na minha ekipa da premier! é nice playa

Enviar um comentário