08/08/2008

Minho – Futebol do novo Século


O futebol português dominado ao longo do século passado pelos 3 grandes nunca conseguiu encontrar um eterno 4º candidato. O Belenenses nas décadas de 30,40 e 50 foi sem dúvida a primeira ameaça, conseguindo mesmo um campeonato em 45/46 e bastantes 2º e 3º lugares. Mas ao longo dos anos foi perdendo mística acabando por descer de divisão nos anos 80 nunca mais atingindo o mesmo patamar até aos dias de hoje. A Académica e o Boavista tiveram duas “intromissões” fugazes nos anos 60 e 70, mas só em 2000 as panteras negras comandadas por Jaime Pacheco iriam entrar na história como o 5º campeão português.
Neste novo século nasce no Minho uma paixão futebolística com a ascensão de dois históricos do futebol lusitano habituados a oscilar entre o meio da tabela classificativa e por vezes o amargo sabor da descida de divisão. Hoje são duas equipas modernas, organizadas, bem estruturadas, com classificações interessantes e um futuro muito promissor.


Primeiro o Sp. Braga que depois de 4 quartos lugares (00/01, 04/05, 05/06, 06/07) e um 5º (03/04), terminou a época passada em 7º conseguindo na mesma (via Intertoto) a sua 6 presença na Taça Uefa em oito anos. Depois o Vitória de Guimarães que ganha admiradores anualmente como ninguém, os seus adeptos são exemplares e obviamente que o seu apoio foi fulcral para sobreviveram á tragedia da despromoção, conseguindo um magnifico 3º lugar que poderá dar acesso á fase de grupos tornando-se no 5º clube a fazê-lo depois de Benfica, Porto, Sporting e Boavista. Manuel Cajuda é o “conquistador” considerado o grande obreiro da proeza. Eu concordo. Na equipa encontram-se poucos nomes sonantes sendo composta á base de brasileiros e portugueses. Geromel, Alan, Ghilas e Mrdakovic 4 titulares indiscutíveis saíram, mas Cajuda pouco se importou com isso. Não quis grandes reforços e confessa diariamente aos jornais desportivos que confia nos jogadores que tem e está tranquilo. Depois de Lionn, jovem lateral direito do Torreense o clube tem-se reforçado aos pares; Wenio e Gregory ambos do Marítimo, Jean Coral e Douglas 2 avançados brasileiros são duas incógnitas e agora os encarnados Luís Filipe e Nuno Assis parecem fechar o plantel. Dos jogadores que transitaram destaque para o gr Nilson o capitão F. Meireles e o internacional português João Alves. É uma equipa modesta se comparar-mos com os eternos rivais bracarenses liderados agora por Jorge Jesus. O sétimo lugar já foi notoriamente divulgado como um fracasso e na época que se avizinha ninguém quer que aconteça o mesmo, pelo menos o óptimo plantel montado pelo presidente António Salvador assim o dizem; baseado em jogadores oriundos dos 3 grandes, o Braga tem um plantel absolutamente extraordinário com várias e diferentes opções para cada posição e muito superior a qualquer outra equipa do campeonato, vamos dar uma olhadela;


· Guarda – Redes

Eduardo; ex – Setúbal, fez uma época espectacular nos sadinos, sendo um dos melhores do campeonato e a estrela da Taça da Liga. O polaco Kieszek e o jovem Mário Felgueiras serão as outras opções.

· Defesa Direito

João Pereira formado nas camadas jovens do Benfica, dispensa mais apresentações e Filipe Oliveira ex – Chelsea, Marítimo e Leixões.

· Defesa Esquerdo

Evaldo; bom lateral esquerdo que chegou a Portugal via FC Porto, estreou-se na liga com José Mourinho e tem brilhado na Madeira ao serviço do Marítimo. Terá a concorrência de Edimar um desconhecido brasileiro e se necessário César Peixoto.

· Defesa Central

Paulo Jorge; capitão de equipa. Moisés; brasileiro que já jogou 3 épocas na Rússia (Spartak Moscovo e Kyrla Sovetov) e destacou-se o ano passado no Boavista. Rodriguez; internacional peruano é pretendido por muitos clubes europeus. André Leone; reforço vindo do Brasil

· Médios Centros

Andrés Madrid e Vandinho já são estrelas da casa, Stélvio é uma promessa, Frechaut o internacional português polivalente, Bruno Tiago ex- Gil Vicente que teve lesionado durante a época passada, Luís Aguiar do FC Porto que teve grande prestação na Académica, e Mossoró um jogador regularíssimo que fez os 30 jogos e sobressaiu plenamente no Marítimo.

· Médios Ala / Extremos

Jorginho, Alan e César Peixoto, jogadores de créditos firmados que não tiveram condições de brilhar no Porto assim como Wender no Sporting. Tem ainda Matheus que regressou em Janeiro depois de um empréstimo de enorme sucesso no Vitoria de Setúbal.

· Pontas de Lança

Bem ao estilo das equipas inglesas o Braga tem 4 bons pontas de lança podendo perfeitamente jogar na táctica de 4-4-2. Linz, internacional austríaco e goleador já bem cotado na Liga. Meyong que já foi o melhor marcador do campeonato ao serviço do Belenenses tenta singrar outra vez em Portugal depois de um fracasso espanhol no Levante. Paulo César jogador rapidíssimo foi do pouco que se aproveitou no despromovido União de Leiria. E imagine-se só, Renteria jogador do FC Porto que esteve emprestado o ano passado ao St. Ettiénne.
Não será fácil para Jorge Jesus fazer um onze desta equipa ao nível dos 3 grandes, será desta que o título fugirá ás cidades de Porto e Lisboa?

1 comentário:

Anónimo disse...

aqui está um plantel bem superior ao do scp

Enviar um comentário