19/06/2008

Jornada 3: Análise e Destaques


Na terceira e última jornada da Fase de Grupos deste Euro 2008 ficámos a conhecer as últimas equipas a terem acesso à fase seguinte. Portugal, Croácia, Holanda e Espanha eram as equipas que conseguiram o apuramento e o primeiro lugar do seu grupo na 2ª jornada. Qualquer uma das equipas referidas aproveitou o facto para poder poupar os seus craques e desse modo dar oportunidade a outros jogadores de se estrearem e também eles brilharem. À excepção da nossa selecção, e apesar de pouparem jogadores, Holanda Croácia e Espanha acabaram por conseguir o pleno enquanto Portugal cedeu perante a Suiça que assim assegurou uma vitória neste Campeonato Europeu em que era anfitriã.
Mas vamos então voltar ao que estávamos a referir inicialmente, isto é, as equipas que conseguiram esta jornada o apuramento. A Turquia foi sem dúvida uma selecção que surpreendeu e impressionou protagonizando sem dúvida o melhor jogo da jornada frente à República Checa. A perder por 2-0 os Turcos conseguiram uma espectacular reviravolta na parte final do jogo e carimbaram o apuramento, quando todos previam que o favoritismo da equipa checa se ia impôr. Espectacular o mortífero avançado do Villarreal, Nihat, "man of the match" autor dos 2 últimos golos. Vamos ter um Turquia - Croácia.
No Grupo B: o esperado. A Alemanha a vencer a Aústria com o seu Capitão, Michael Ballack, a deixar a sua marca no Euro com um remate fulminante a dar a vitória à sua selecção que assim acompanha a Croácia. Um Portugal - Alemanha é um jogo entre candidatos que ninguém quererá perder!... Quanto ao Grupo C, a Itália actual Campeã Mundial, levou de vencida a França do cisudo Raymond Domenech que assim se despede deste Europeu sem honra nem glória. A Itália teve ainda de contar com uma "ajuda" da Holanda que provou ser a mais forte do grupo e "calou" todos aqueles que suspeitavam desta selecção dar a mão à Roménia e assim deixar de fora dois hipotéticos candidatos. Espanha - Itália será sem dúvida um confronto espectacular.
Finalmente, o Grupo D em que Suécia e Rússia disputavam o 2º lugar do Grupo. Mas quem tem no comando técnico Guus Hiddink tem garantia de qualidade e resultados. A Rússia está no Europeu deixando a Inglaterra de fora e está nos quartos de final deixando para trás Suecos e gregos (esses mesmos campeões europeus à 4 anos que saem deste euro sem um único ponto), algo que antes nenhum seleccionador da Rússia tinha conseguido alcançar. Holanda - Rússia será um confronto interessante entre a experiência de um seleccionador e a irreverência de outro.


Barómetro e Destaques da 3ª Jornada:
  • Selecções em Alta: Turquia, Croácia, Holanda, Rússia
  • Desilusões: República Checa, Polónia, França, Suécia
  • Melhor Jogo: Turquia 3 - 2 República Checa
  • Pior Jogo: Polónia 0 - 1 Croácia
  • Melhor Golo: Michael Ballack (Alemanha - Aústria)
  • Jogador da Jornada: Nihat Kahveci (Turquia)
No que respeita à Arouca Euro 2008, temos mais uma vez novo Líder. Artur Dias Costa, treinador da equipa LennyFc, chegou à liderança depois de ocupar durante as últimas jornadas os primeiros lugares da Liga e é o Vencedor da Fase de Grupos. A fechar o pódio, a 8 pontos do Líder encontra-se Artur Miler enquanto que no segundo posto a escassos 3 pontos da Liderança encontra-se o treinador com melhor pontuação da terceira jornada, Rui Gomes, que desta forma bisa nesta distinção e marca posição na sua já assumida candidatura ao título, que pretende conquistar de forma a esquecer uma época que não lhe correu bem. Para conseguir novamente a melhor pontuação contou com "o capitão" Michael Ballack (2x11), bem como a aposta forte na Rússia em Arshavin (8) e em jogadores como Pirlo (5) e Sionko (5) que totalizou 63 pontos. No que respeita à já habitual Aposta da Jornada, essa foi protagonizada por João Silva, que embora ninguém tenha apostado no jogador mais pontuado da Jornada a capitão, Hakan Yakin (15), este treinador apostou em Nihat (13) e conseguiu aí arrecadar 26 pontos acrescentando o facto deste jogador ser para nós o Jogador da Jornada.


Resumindo, Destaques da Arouca Euro 2008:
  • Líder: Artur Dias Costa - 175 pontos
  • Treinador com Melhor Pontuação da 3ª Jornada: Rui Gomes - 63 pontos
  • Jogador Mais Pontuado da Jornada: Hakan Yakin - 15 pontos

2 comentários:

hugo disse...

polonia desilusão?

n achei, eles simplesmente nunca foram bons :)

Anónimo disse...

LOL.

Concordo ... Nao encontras um nome sonante na equipa... Só nao percebo como ficaram á frente de Portugal na fase de apuramento

Enviar um comentário