25/06/2008

Quartos de Final: Análise e Destaques



Os Quartos de Final do Euro 2008 foram angustiantes para todos os Portugueses. Portugal não conseguiu superar esta fase da competição e viu-se vergado a uma derrota por 3-2 em que esteve bastante aquém das expectativas aliando a isso erros defensivos imperdoáveis numa selecção candidata à vitória. Bastian Schweinsteiger é sinónimo de pesadelo para os lusitanos pois mais uma vez este fantástico jogador do Bayern Munique conseguiu brilhar frente à nossa selecção conseguindo neste jogo fazer 1 golo e 2 assistências, sendo naturalmente o homem do jogo e o Jogador mais Pontuado da Jornada.
No dia seguinte, um jogo entre duas selecções que tinham surpreendido na Fase de Grupos. Turquia e Croácia protagonizaram 120 minutos de tensão com um fim extremanente dramático que define bem este jogo. Aos 119 minutos a Croácia faz 1-0 e estava praticamente apurada quando a Turquia no último lance do jogo faz o empate e leva a decisão para as grandes penalidades onde foi mais forte e eliminou mesmo os croatas que não queriam acreditar no que lhes havia sucedido. A garra e a determinação dos Turcos têem deixado marca neste Euro 2008 que vão agora defrontar a Alemanha num jogo em que ninguém pode afirmar que há favoritos.
No Holanda - Rússia, 2 nomes a destacar: Um Holandês e um Russo. Embora sejam nomes de ambos os países estão ambos ligados à Rússia. Isto porque apesar duma Fase de Grupos excepcional da Holanda e da Rússia ter conseguido o apuramento no último jogo do seu grupo, os comandados por esse "Mito do Futebol", Guus Hiddink, apresentou futebol de sobra espremendo a até então Super Favorita "Laranja Mecânica". Para isso Hiddink que eliminou a selecção do seu país contou com um "Soldado" que embora tenho chegado tarde mostrou o porquê de ser a "estrela da companhia". Andrei Arshavin espalhou o terror na defesa Holandesa que em 120 minutos não encontrou forma de travar este talento que foi nomeado pela segunda vez consecutiva "man of the match" com um golo e uma assistência e ser sem dúvida o Jogador da Jornada.
No último jogo dos Quartos de Final, mais emoção. Duas "potências" do Futebol Mundial discutiam a passagem às meias finais. Mais uma vez 90 minutos não chegaram para definir o vencedor tendo de se recorrer à marcação de grandes penalidades para haver bolas no fundo da baliza e vencedor. Vencedor esse que foi a Espanha que bem pode agradecer ao seu Guarda Redes Iker Casillas, verdadeiramente impressionante a exibição do Capitão da selecção espanhola que defendeu penalties decisivos aliando a isso uma exibição já vistosa durante o jogo corrido e que de certa forma coloca a equipa com futebol mais vistoso nas meias finais prevendo-se um novo combate com a Rússia de deixar qualquer adepto de bom futebol entusiasmado.

Barómetro e Destaques dos Quartos de Final:

  • Selecções em Alta: Alemanha, Turquia, Rússia e Espanha
  • Desilusões: Portugal, Croácia, Holanda e Itália
  • Melhor Jogo: Holanda 1 - 3 Rússia (após prolongamento)
  • Pior Jogo: Espanha 0 - 0 Itália (4-2 após GP)
  • Melhor Golo: Semih Senturk (Croácia - Turquia)
  • Jogador da Jornada: Andrei Arshavin (Rússia)



Na Fantástica Liga de Arouca, mais uma vez um novo líder. Pois é, Rui Gomes é o classificado, depois de duas jornadas consecutivas como treinador mais pontuado da jornada cumpriu o que já vinha anunciado, a sua séria candidatura a Vencedor da Competição. Lidera com 214 pontos mais 8 que o anterior líder Artur Dias Costa que desta forma perdeu a liderança enquanto que no terceiro lugar a 16 pontos do líder continua Artur Miler.
O Treinador com melhor pontuação desta Jornada foi Rui Ramada com um total de 50 pontos. Para isso muito contribui a aposta nas duas selecções que não sofreram golos (Buffon (8) Panucci (6) e Puyol (6)), nos médios Ballack (7) e Sneijder (5) e no capitão da Selecção Nacional Nuno Gomes (6).
No que respeita à já habitual Aposta da Jornada, sem dúvida uma difícil escolha. Os que apostaram nos goleadores foram aqueles que se safaram melhor já que ninguém apostou no Jogador mais Pontuado da Jornada, Schweinsteiger (16 pontos), nem no jogador da Jornada, Arshavin (12 pontos). E numa jornada em que a aposta em jogadores Lusos bateu todos os recordes com Cristiano Ronaldo mais uma vez a bater toda a concorrência, a aposta da Jornada foi mesmo a de Paulo Pinto, treinador da equipa Pintinho que apostou no capitão Nuno Gomes e assim somou 12 preciosos pontos.

Resumindo, Destaques da Arouca Euro 2008:

  • Líder: Rui Gomes - 214 pontos
  • Treinador com Melhor Pontuação dos Quartos de Final: Rui Ramada - 50 pontos
  • Jogador mais Pontuado dos Quartos de Final: Bastian Schweinsteiger - 16 pontos

Sem comentários:

Enviar um comentário