19/09/2008

Astros da Europa: Tymoschuk



  • Nome: Anatoly Tymoschuk
  • Idade: 29 anos
  • Clube: Zenit St. Petesburg
  • País: Ucrânia

Sem estar com grandes rodeios Anatoly Tymoschuk tem que ser obrigatoriamente englobado numa lista de 5 melhores trincos do futebol mundial do ano 2008 que está ainda a decorrer. Este médio ucraniano de 29 anos é o exemplo perfeito do médio defensivo moderno que cobre todo os espaços vazios de campo cumprindo exemplarmente tacticamente durante os 90 minutos.
Recuperador de bolas incansável, é uma espécie de Paulo Assunção mas mais ofensivo e útil para a equipa. Trabalha com eficiência nos processos defensivos dando a cara em forma de escudo á frente da sua defesa, rigoroso nas dobras e todas aquelas manobras tácticas que ninguém vê e exemplar no início de jogadas ofensivas, apoiando constantemente o ataque fazendo alguns golos.
Começou num clube modesto da Ucrânia mas cedo se mudou para o Shaktar Donestk onde actuou durante 10 anos e era capitão de equipa. Foi 3 vezes campeão e considerado o melhor jogador do pais em 2002. Participou no Mundial 2006 onde chegou aos oitavos de final e foi considerado estrela da equipa a par de Shevchenko. Seguidamente tornou-se no jogador mais caro dos países de leste transferindo-se por 15 Milhões de Euros para o Zenit que injectado de dinheiro programava na altura montar uma equipa que 2 anos mais tarde viria a encantar a Europa.
1 Ano bastou para Dick Advocaat captasse o seu espírito de liderança e lhe entregasse a braçadeira de capitão. Depois de ter levantado a Taça Uefa em Manchester no estádio do City, Anatoly Tymoschuk já não é propriamente um jovem para altos voos mas estamos gratos por poder vê-lo este ano na Liga dos Campeões.

Sem comentários:

Enviar um comentário