27/10/2008

Astros da Europa: Rosina



  • Nome: Alessandro Rosina
  • Idade: 24 anos
  • Clube: Torino
  • País: Itália

Torino - um dos clubes mais populares de Itália, tem sede em Turim e é o eterno rival da Juventus. O clube dominou o futebol do seu país nos anos 40 vencendo 4 campeonatos e 2 Taças. No entanto essa equipa vitoriosa viria a ter um final trágico quando em 4 de Maio de 1949, após disputar um amigável frente ao Benfica o avião que trazia toda a comitiva de regresso a Itália despenhou-se contra a Basílica de Superga (perto de Turim) e todos os jogadores morreram. Desde esse dia nefasto para história do futebol o clube de Turim nunca mais viria a ser o mesmo.
Nos dias de hoje a equipa tem oscilado entre a subida e descida de divisão e nela desponta um craque notável que carrega a equipa ás suas costas: Alessandro Rosina é um médio ofensivo baixinho (1,68), extremamente habilidoso e detentor de uma técnica invulgar.
Formado nas camadas jovens do Parma, nunca lhe deram oportunidade de brilhar na equipa principal sendo emprestado ao Verona em 2005. Na época seguinte surgiu um novo empréstimo que no entanto viria a ser eterno. O jovem italiano foi um dos principais responsáveis pelo regresso do histórico granata á Série A, numa época repleta de fantasia marcando 12 golos que fizeram com que a direcção do Torino o contratasse em definitivo. O investimento foi certeiro, já que o número 10 passados 2 anos é já o capitão, estrela e grande ídolo dos adeptos.
Alessandro Rosina é um génio daqueles que deixam os adeptos silenciosos – todos criam grandes expectativas e nunca se sabe o que vai fazer quando tem a bola nos pés. Imprevisível, rápido, lutador e perigosíssimo no 1 x 1, é uma autentica carraça que joga solto no meio campo sem grandes preocupações defensivas. Faz muito bem o apoio ao ponta de lança (Rolando Bianchi) com arrancadas vindas de trás e mudanças de velocidade alucinantes. Rosinaldo, como é apelidado devido á sua elevada técnica é também quem marca todas as bolas paradas com o seu pé esquerdo fantástico, sendo um eximio marcador de livres frontais.
Já foi um indiscutivel da selecção sub-21 e recentemente internacional A por uma vez. O Inter, a Roma e o Arsenal são os clubes que já demonstraram interesse na sua contratação que ao consumar-se poderá aclamar Rosina como um dos melhores numero 10 a nível mundial. Estejam atentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário