10/10/2008

Um olhar sobre… a Lazio


Depois de três anos muito atribulados devido a varias situações negativas, nomeadamente a vergonha do CalcioCaos, a despromoção da Juventus e a violência nos estádios, a Série A parecia ter entrado numa decadência indefinida. Puro engano.
Este ano, o campeonato ganhou mais brilho com a presença de personalidades como José Mourinho e Ronaldinho e parece estar renascida com o índice de competitividade que as equipas tinham nos anos 90, quando o futebol táctico italiano era considerado o melhor da Europa.
Após 6 jornadas o campeonato é liderado pelo Inter de Quaresma, a Udinese e uma Lazio que tem encantado com o seu futebol de ataque bem orientado por Delio Rossi.
Após o fiasco 12º lugar da época passada os biancocelesti reforçaram-se muito e estão no bom caminho para ocuparem os primeiros lugares regressando assim ás competições europeias.


O argentino Carrizo proveniente do grande River Plate é já um indiscutivel na baliza. Assim como o suíço Lichtsteiner que após três épocas de bom nível no Lille de França impôs-se sem dificuldades no lado direito da defesa. O lado oposto tem sido discutido por dois homens: Kolarov um sérvio que para os mais atentos fez parte da DreamTeam do fantasy Euro-sub21, e Radu jovem de 21 anos ex Dinamo Bucareste.
Embora Cribari e De Silvestre sejam boas alternativas, o centro da defesa tem sido ocupado pelo experiente Siviglia e o checo David Rozehnal.
No meio campo joga o capitão Ledesma, médio defensivo muito regular e Brocchi que após muitas épocas no Milan mudasse aos 32 anos para Roma. A transmissão de jogo ofensivo passa pelo brasileiro Matuzalém que no entanto tem oscilado entre a titularidade e o banco.
O técnico Delio Rossi tem utilizado um 4-4-2 clássico com Stefano Mauri e Foggia a abrirem bem nas alas para servirem a dupla de sonho que reside na equipa: Pandev e Mauro Zarate. O macedónio continua a ser a referência dos adeptos mas o argentino Zarate tem encantado e é já o melhor marcador do campeonato com 6 golos. Bem ao estilo de Messi, Aguero e Lavezzi do Nápoles, Zarate é mais um craque baixinho da cantera argentina prestes a explodir na Europa. Custou qualquer coisa como 24 milhoes de euros ao All-Sadd do Qatar e não tem dado hipoteses a qualquer tipo de concorrência mesmo que nela existem nomes como; Makinwa, Simone Inzaghi e Rocchi.
Zarate e Foggia que é um imprevisível e tecnicista contratado ao Cagliari são os jogadores em maior destaque neste inicio de epoca. A rever…

Sem comentários:

Enviar um comentário