05/11/2011

Arouca Premier League - GW10

A Premier League há muito que nos habituou a grandes jogos, mas a época de 2011/12 tem sido incrivelmente fantástica no que diz respeito aos jogos entre os grandes emblemas do futebol Inglês!
Na GW10 foi a vez do derby londrino entre o Chelsea e o Arsenal nos surpreender. Não é que não haja sempre uma grande expectativa para estes jogos, mas apostar que iriam acontecer 8 golos nesta partida e que o Arsenal ia golear o Chelsea em pleno Stamford Bridge por 3-5, é algo de surpreendente olhando para o que tem acontecido até aqui. Foi um jogo frenético em que o Chelsea até consegui ir para o intervalo a vencer por 2-1 com golos de Terry e Lampard, mas no segundo tempo o Arsenal reagiu rapidamente e restabeleceu a igualdade aos 46 m, adiantando-se no marcador aos 56 com golos de André Santos e Walcott. O Chelsea voltou a carregar, mas só aos 81 m conseguiu o golo do empate através de Mata. Jogo resolvido? Longe disso! Ainda não falamos em Van Persie, o holandês que parece jogador a mais para esta versão do Arsenal, ainda juntou mais dois golos ao que já tinha marcado no primeiro tempo e fechou o resultado no 3-5 final!
O Manchester City prosseguiu a sua caminhada vitoriosa e sem grande surpresa conseguiu mais uma vitória frente ao Wolverhampton por 3-1. O jogo ainda foi para o intervalo a zero, mas na segunda parte Dzeko aos 52 m inaugurou o marcador e Kolarov reforçou a vantagem aos 67 m. Os Wolves ainda beneficiaram de uma grande penalidade e da expulsão de Kompany aos 74 m e fizeram o 2-1, mas o super-City até com dez conseguiu fazer o 3-1 por Jonhson e deu mais uma amostra de força.
Em Liverpool mas frente ao Everton, o Manchester United tentou recuperar da tragédia da jornada anterior e de certo modo conseguiu. Numa partida em que para o United o importante seria somar os 3 pts, o objectivo foi alcançado e a equipa respirou. Chicharito fez o único golo da partida aos 19 m e o resultado não se alterou mais até final do encontro, tendo o United limitando-se a gerir o encontro e segurar a vitória.
O Tottenham continua em grande forma e venceu o outro derby londrino da jornada. A jogar casa, os Spurs dominaram o encontro frente ao QPR e ao intervalo já venciam por 2-0, com golos de Van der Vaart e Garet Bale. No segundo tempo o QPR ainda assustou ao reduzir o marcador, mas num grande momento de inspiração colectivo, Garet Bale bisou na partida e fez o resultado final de 3-1. Os Spurs já não surpreendem, porque de facto têm muitos jogadores claramente acima da média e que têm espalhado todo o seu potencial em campo.
O Liverpool após mais um desaire na jornada anterior, foi ao terreno do West Bromwich vencer por 0-2. Adam inaugurou o marcador aos 9 m de grande penalidade e Carrol fechou o marcador já nos descontos do primeiro tempo. A segunda parte foi de gestão de resultado, que face à ausência de golos não trouxe mais emoção nem espectacularidade ao jogo.
Para fechar a jornada, o Newcastle deslocou-se ao terreno do Stoke e conseguiu uma esclarecedora vitória por 1-3 e assim ocupa isolado o terceiro lugar da classificação. Ba foi o autor dos três golos da sua equipa e também ele continua em grande forma, juntando assim poder ofensivo a uma equipa que já era defensivamente muito sólida. Apesar de não ser considerado um candidato ao título, pode vir a ter um papel muito decisivo na atribuição do mesmo.



Robin van Persie, a máquina holandesa arruinou o Chelsea e confirmou o grande momento que vinha atravessando. Tem carregado o Arsenal na escalada de lugares na classificação e muito provavelmente é o jogador mais influente nos resultados da sua equipa entre todos os jogadores da Premier League. A sua qualidade já era conhecida entre todos os treinadores fantasy, mas a falta de consistência que o Arsenal vinha apresentando e sendo Van Persie um jogador castigado por lesões nas últimas épocas, não faziam dele uma aposta consensual na Arouca Premier League, mas na verdade ajudou muitos treinadores a darem a volta a uma época que parecia perdida. Com 3 golos, 1 assistência e melhor jogador em campo, somou 19 pts fantasy e foi o jogador da jornada.

Classificação (top 5):

1º - F.C. Águia do pinhal (Nuno Ferreira) – 582 pts
2º - Saddam (Paulo Soares) – 561 pts
3º - Bernalbas (José Soares) – 551 pts
4º - Almeyda FC (Joaquim Almeida) – 539 pts
5º - ArC Reds (Artur Miler) – 534 pts

Equipa em destaque +:

Almeyda FC (Joaquim Almeida) – Lutou até ao final pela vitória na época passada e esta jornada fez a excelente pontuação de 72 pts e foi o melhor da jornada. Aproximou-se repentinamente dos lugares do pódio e colocou-se agora numa posição confortável para poder repetir a luta pelo título e quem sabe vencer mesmo a competição. Um treinador habituado a andar por lugares cimeiros, mas a quem falta vencer ainda uma competição fantasy. A ver se é desta!

Equipa em destaque -:

O Castor (Diogo Vieira) – Foi a pior pontuação da jornada com 21 pts e repete a nomeação! A nomeação na GW8 como “destaque –“ deveria ter servido como alerta, uma vez que o seu plantel apresentava já na altura algumas falhas bem perceptíveis. A desvalorização da sua equipa e a presença de limitações em vários jogadores é um facto e não tendo ainda sequer usado o “wildcard”, teria sido uma boa altura para o fazer. É sempre complicado dizer o que fazer a quem já venceu a competição, mas é bom lembrar que temos que evoluir as nossas tácticas de jogo em função do que se vai sucedendo. O egocentrismo estratégico que o Diogo vem sofrendo, só lhe tem sido prejudicial a ele próprio!

Jogadores chave:

1º - Van Persie (Av – Arsenal) – 19 pts
2º - Ba (Av – Newcastle) – 17 pts
3º - Bale ( M – Tottenham) – 14 pts
4º - Petrov (M – Aston Villa) – 13 pts
5º - Sessegnon (M – Sunderland) – 12 pts

Sem comentários:

Enviar um comentário