29/12/2007

Astros da Europa: Kranjcar


  • Nome: Niko Kranjcar
  • Idade: 23 anos
  • Clube: Portsmouth
  • País: Croácia

1991 Foi um ano altamente decisivo em termos regionais, políticos e sucessivamente desportivos. Iniciou-se uma crise económica gravíssima que originou ao desmoronamento dos regimes comunistas do Leste Europeu. URSS, Checoslováquia e Jugoslávia foram as potências europeias que ocasionaram novos países e novas federações. Grande parte delas andam ainda um pouco á deriva a nível futebolístico não conseguindo encontrar os métodos correctos que levam a criar grandes jogadores. No entanto á uma que se destaca pelo seu sucesso iminente: a Croácia.
A estreia numa grande competição deu-se no Europeu de 96 mas o 3º lugar alcançado em França no Mundial 98, deixou os axadrezados nas bocas do mundo, sendo mesmo a partir daí considerada uma selecção forte e perigosa. Essa equipa foi sem duvida a melhor de sempre da curta história do país e estava requintada de nomes como: Suker, Boban e Prosinecki. É certo que as qualificações a Europeus e Mundiais têm continuado a surgir mas nunca mais apareceram jogadores de valor indiscutível e reconhecidos mundialmente. Até que em 2006 surgiu um jovem jogador de 21 anos que tem todo o potencial necessário para se vir a tornar um dia o melhor jogador croata de sempre. Niko Kranjcar é médio ofensivo e brilhou intensamente no Mundial 2006. Nessa altura era ainda um ilustre desconhecido, actuava no Hajduk Slipt e a sua chamada ao Mundial da Alemanha era constantemente criticada. Primeiro por que era o único a actuar ainda “em casa”, todos os restantes actuavam em campeonatos internacionais mais competitivos, e em segundo porque era precisamente filho de Zlatko Kranjcar, o selecionador. Mas o jovem médio calou os críticos, justificou não só a convocatória como a sua titularidade, e fez um Mundial de sonho sendo considerado indiscutivelmente como o melhor da sua equipa. O seu futebol foi muito sedutor e não durou um mês a surgirem propostas: Portsmouth foi o destino. Estava então num campeonato á sua altura. Começou a época lesionado mas hoje é titular indiscutível na equipa de Harry Redknap, onde forma um meio – campo de luxo ao lado de Pedro Mendes, Bouba Diop e o ganês Muntari.
Tem 44 jogos e 5 golos ao serviço dos pompeys, é um criativo detentor de um remate forte e colocado, tem uma capacidade técnica elevada e é um dos jovens médios mais promissores da actualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário