27/12/2007

Astros da Europa: Petrov



  • Nome: Martin Petrov
  • Idade: 28 anos
  • Clube: Manchester City
  • País: Bulgária


No seguimento do “ESPECIAL PREMIER LEAGUE” promovido pelo aroucafantasy, aqui vos apresento um “Astro da Europa” que actua na nossa muito apreciada Premier League:
Martin Petrov, potente médio atacante que começou como extremo esquerdo, mas que ao longo da sua carreira aperfeiçoou o seu jogo e tanto pode jogar nessa mesma posição, como a médio interior ou até como segundo avançado.
Para falar da sua carreira começo por referir que se formou no modesto Botev Vratza, da sua terra natal, a Bulgária, de onde saiu naturalmente para uma equipa de maiores ambições, e rumou a um dos “grandes” da capital, o CSKA de Sofia, onde raramente jogou tendo o seu maior registo sido efectuado na terceira e última época no CSKA, apontando três golos, em 11 jogos. Foram certamente estes poucos mas impressionantes registos que fez o Servette da Suiça apostar na sua contratação, partindo para a sua primeira aventura no estrangeiro, onde não se fez rogado e confirmou os créditos, apontando nos seus dois anos e meio que representou o clube 20 golos, média muito boa para um extremo, sendo de realçar as suas constantes assistências, nomeadamente através dos seus impressionantes cruzamentos. Com as vistosas exibições surgiu naturalmente um clube de melhores condições financeiras e de uma liga mais competitiva, rumando Petrov ao Wolfsburg da Alemanha, onde marcou cerca de 30 golos em 4 épocas.
Depois surgiu um momento que para mim foi crucial na sua longa carreira que foi o Euro’2004 em Portugal, onde chegou com a sua selecção, aonde já vinha a dar nas vistas. Da Bulgária nesse Europeu esperava-se que a sua grande referência fosse Stilyan Petrov, talentoso médio ofensivo que dava nas vistas no Celtic, mas quem se destacou foi sim Martin “o outro” Petrov, com as suas explosivas arrancadas na faixa esquerda finalizadas com cruzamentos que pareciam feitos por uma raquete.
E esta prestação em solo português valeu-lhe a transferência para “o outro” grande de Madrid, o Atlético. Na Liga Espanhola não foi muito feliz, em parte devido ás suas constantes lesões, destacando-se ocasionalmente.
Mas “o outro” grande de Manchester, o City, no início desta época contratou o ex-selecionador nacional inglês Sven Goran Eriksson, não escapando a este a técnica fabulosa de Petrov, não tendo dúvidas em apostar na sua contratação.
É no “multinacional” Manchester City que vem passeando a sua classe juntamente com outros astros como Bianchi, Elano e Vassel. Eriksson confirmou as expectativas e calou os críticos, levando o City a intrometer-se entre os habituais 4 primeiros de Inglaterra.
Petrov já contabiliza 4 golos, 6 assistencias e 12 pontos de bónus fantasy, totabilizando cerca de 90 pontos na Fantasy.
Tal como nos disse Luís Freitas Lobo em 2005, Petrov “é jogador para grande equipa” e este Manchester City de Eriksson parece-me uma Grande Equipa, na competitiva Premier League.
Petrov, o Martin porque “o outro” agora é Stilyan, é aos 28 anos uma referência do Manchester City e uma das Estrelas da Premier League.

Sem comentários:

Enviar um comentário