10/11/2007

Análise Europeia



As competições europeias têm se tornado ao longo dos anos um entusiasmo semanal enorme para os amantes do futebol. A curiosidade de ver defrontar as equipas portuguesas com as grandes potencias mundiais, a expectativa de saber quais os finalistas a cada ano, o descobrimento de novos jogadores secretos ainda desconhecidos, a riqueza em termos financeiros que a Uefa oferece vitória após vitória, os choques disputados entre o futebol de leste, britânico, ibérico, escandinavo e por aí fora, tudo isto são aspectos sedutores que enfeitam a arte de bem jogar futebol e enriquecem intensamente a beleza do espectáculo desportivo
Indo ao encontro do ranking Uefa, o futebol europeu ultimamente tem sido dominado por equipas de 3 ligas: Inglaterra, Itália e Espanha. A ambição de qualquer jogador mundial de futebol é ingressar numa equipa destes campeonatos que formam um triângulo poderoso. Ora vejamos:





Em Espanha o destaque vai para o todo poderoso Real Madrid (9 LC e 2 TU), uma vez que o Barcelona tem apenas 2 L.Campeoes, o mesmo numero que o recente campeão Sevilha, mas este na Uefa. Os ingleses considerados os expoentes máximos de uma competição do qual foram os inventores, são evidenciados pelo Liverpool (5 LC e 3 TU), Manchester Un. e Nottingham Forrest ambos com 2 L. Campeões no currículo, embora este ultimo nos dias de hoje esteja longe dos grandes palcos. Finalmente a Itália domina através do Milan que venceu 7 LC juntado a mais 4 de Inter e Juventus (2 de cada). Portugal com vitorias de Benfica e Porto como se sabe, terá que ter uma longa caminhada para alcançar a Holanda, pais onde reside o grande Ajax (4 LC e 1 TU).

Sem comentários:

Enviar um comentário