19/11/2007

Astros da Europa: Boruc



  • Nome: Artur Boruc
  • Idade: 27 anos
  • Clube: Celtic
  • País: Polónia

A selecção da Polónia apurou-se recentemente para o Europeu 2008 a realizar na Austria e Suiça, com uma brilhante prestação nas qualificações europeias ficando em 1º lugar do Grupo A, precisamente á frente de Portugal. No outro lado do velho continente, mais precisamente nas Ilhas Britânicas, existe um clube escocês com um enorme historial. O Celtic é bicampeão da Escócia tem 41 títulos nacionais, e 1 Liga dos Campeões conquistada nos anos 60.
De facto, estas são 2 equipas dignas de um sucesso perceptível e ambas têm como último obstáculo defensivo um guarda-redes com nome de rei: Artur Boruc.
Nasceu na Polónia em 1980, é um jogador de excelentes reflexos e tem evoluído bastante ao ponto de ser considerado um dos melhores guarda-redes do futebol actual. Começou a jogar no Pogon, e antes de ser contratado pelo Celtic em 2005, Boruc jogava á 4 anos no Legia Varsóvia, clube da capital polaca. Desde que chegou a Glasgow, ao clube dos “católicos”, que a sua carreira, reputação e qualidades futebolísticas têm evoluído. E foi durante esse período, onde conquistou 2 Campeonatos e 1 Taça da Escócia, que o guarda-redes roubou o lugar ao conhecido Dudek, sendo hoje titular na sua selecção. Devido á falta de grandes individualidades na equipa de Leo Beenhakker, Boruc foi uma mais valia durante a fase de qualificação com apenas 5 golos sofridos em 9 jogos, e é já considerado, juntamente com Smolarek, a grande referência da equipa. Na Escócia a situação é idêntica. Nakamura, o astro japonês tem sido um idolo para os adeptos do Celtic, mas devido á sua lesão prolongada, o protagonismo tem passado todo pelas mãos do guarda-redes polaco. Tem um total de 29 internacionalizações, inspira confiança nas suas saídas e mede 1,93 de altura que fazem dele uma presença segura e cada vez mais forte dentro dos postes.

Sem comentários:

Enviar um comentário