02/01/2008

9 Promessas para 2008

O campeonato nacional de futebol tem sofrido ao longo dos anos muitas alterações, quase todas elas positivas, para a evolução e aumento de notoriedade do futebol português. No entanto a redução de 18 para 16 equipas foi uma iniciativa que só tem empobrecido e diminuído a competitividade do campeonato. A época 07/08 tem sido dominada pelo Porto, seguem Benfica e Sporting que terão que se reforçar bem em Janeiro senão correm o risco de serem ultrapassados pelas boas surpresas do campeonato: Guimarães, Setúbal, Marítimo e Braga (como tem sido hábito) que assim se tornam nos sérios candidatos a ocupar os lugares de acesso ás competições europeias.
As equipas estão bem reforçadas e todas têm os seus jogadores – chave, mas aqui não vamos referenciar quais são eles, mas sim, tentar decifrar astros ainda escondidos que poderão despontar em 2008, na segunda fase do campeonato.


  • Rui Patrício, 19 anos, Sporting
Formado nas escolas do Sporting, fez a sua estreia na liga em Novembro de 2006, defendeu um penalti a 15 minutos do fim e deu a vitória aos leões na Madeira frente ao Maritimo. Rui Patrício é presença assídua nas selecções nacionais jovens e roubou recentemente o lugar ao Sérvio Stoijkovic na equipa de Paulo Bento. Tem pinta de guarda-redes e é apontado como uma grande promessa do futebol português.
  • Adrien Silva, 18 anos, Sporting
Nascido e formado em França, aproveitado e desenvolvido em Portugal. É este o percurso de mais uma pérola leonina. É um médio com características defensivas e será com certeza mais uma aposta de Paulo Bento. Estreou-se a titular na Liga dos Campeões frente ao Dynamo Kiev e realizou um excelente jogo. Quando Miguel Veloso sair, os colossos europeus irão se questionar “Outro Igual?”.


  • João Ribeiro, 20 anos, Naval
Extremo direito formidável. O número 17 da Naval 1º de Maio não tardará muito a surgir no futebol português. A cumprir a segunda época na liga principal o internacional sub-21 tem contabilizado até ao momento 13 jogos e 2 golos. Detentor de uma brilhante qualidade técnica foi formado nas escolas do Porto, e depois de ter passado pela a equipa B dos campeões nacionais tem mostrado o seu potencial ao mais alto nível ao serviço da equipa da Figueira da Foz. Poderá vir a ser mais um mágico português a jogar nas alas bem ao estilo de Figo, C. Ronaldo e Quaresma.
  • Leandro Lima, 20 anos, Porto
Veio do Brasil rotulado de craque e com a difícil tarefa de substituir Anderson. Mas o internacional sub-20 brasileiro não tem tido vida fácil nos Dragões. Paulo Assunção, Meireles e Lucho não têm dado grande espaço de manobra e as suas oportunidades têm sido muito poucas. Espera-se que em 2008 mostre algum do seu valor, caso contrário, outras soluções terão que ser tomadas para dar rumo á sua carreira.



  • Pedro Costa, 26 anos, Académica
Não é propriamente uma promessa mas o destaque vem pela sua afirmação na Académica. Natural de Arouca e formado no Bessa, estreou-se no Boavista pelas mãos de Jaime Pacheco. Foi emprestado a clubes modestos como o Famalicão e Gondomar até que depois de uma desvinculação com os axadrezados foi parar á equipa B do Sporting de Braga. Jesualdo Ferreira conhecia-o bem das selecções jovens e chamou-o ao plantel principal onde nunca teve vida fácil devido aos bons laterais que por lá passavam. Foi campeão europeu sub-18 e hoje finalmente ganhou espaço na primeira liga ao serviço da Académica de Coimbra. Joga em qualquer uma das laterais e tem melhorado bastante o seu poder ofensivo, que era considerado até então como o seu aspecto mais negativo.
  • Cris, 23 anos, Académica
Bruno Cristiano nasceu para o futebol nas escolas do Feirense. Hoje é um médio centro titularissimo na Académica de Domingos Paciência. Tem aspecto franzino, é um excelente recuperador de bolas e joga simples na transição de jogo ofensivo. Polivalente assumido, também pode jogar nas alas e com Manuel Machado fez mesmo alguns jogos a defesa-direito. Cris acabou o ano em grande e tornou-se num jogador fundamental para a sua nova equipa ao marcar 2 golos que deram 2 vitórias consecutivas á briosa. Estes foram 6 pontos preciosos que permitiram á equipa de Coimbra fugir aos lugares de despromoção.



  • João Pereira, 23 anos, Braga
João Pereira era um extremo – direito promissor e rebelde do Benfica, hoje é um defesa lateral irrequieto, ofensivo e de excelente qualidade na equipa europeia do Sporting de Braga. Foi emprestado ao Gil Vicente e por Barcelos ficou durante 2 anos. É conhecido pela sua extrema rebeldia em campo, jogando com amor à camisola e lutando para a vitória do colectivo com todas as suas forças. Durante o jogo tem muitos rasgos de fúria e por vezes assume toda a lateral direita para imprimir a sua velocidade e assim ajudar a equipa no ataque. Atravessa o melhor momento da sua carreira.
  • Freddy Adu, 18 anos, Benfica
Nasceu no Gana em 1989 e foi o mais jovem desportista a actuar profissionalmente no campeonato Americano com 14 anos. Chegou um dia a ser considerado o novo Pélé mas o seu desenvolvimento tem sido um pouco demorado. Foi cobiçado por grandes da Europa como Real Madrid e Manchester United mas acabou por assinar pelo Benfica. Tem 18 anos, carácter humilde e ambicioso. Camacho tem dado a melhor solução á sua evolução futebolística e aos poucos tem aparecido chegando mesmo a resolver 3 ou 4 jogos ao serviço das águias. Espera-se um 2008 em grande a este prodígio africano que se naturalizou norte-americano.
  • Filipe Gonçalves, 23 anos, V. Setúbal
Formado nas escolas do Sporting Espinho era com 17 anos titular no plantel sénior. O Sporting de Braga, atento, acolheu o jogador em 2004 onde transitou para a equipa B. Meia época foi o suficiente para Jesualdo Ferreira, que apostou nele e chamou-o para integrar o plantel principal no mesmo ano. Finda a época foi chamado aos sub 20 para integrar a selecção para o Torneio de Toulon. Já tem no seu currículo conquistas como: a subida do Sporting Espinho à II Liga na época 03/04 e a subida do Leixões à Bwin Liga em 06/07, por empréstimo do Sp. Braga. Este ano foi emprestado ao Vitoria de Setúbal e devido á excelente campanha dos sadinos poderá ser o ano da sua consagração.

Sem comentários:

Enviar um comentário