03/01/2008

Afinal, o que é isto do "Boxing Day"?


Então caro leitor, certamente pensarias que o nosso “Especial Premier League” tinha acabado e nem sequer vos tínhamos avisado!
Pois ele acaba oficialmente com este post em que vos contamos as raízes e vos falamos do fabuloso mundo do Boxing Day! Qualquer coisa como 40 jogos em 11 dias, jogos esses que pertencem “apenas” ao melhor e mais vibrante campeonato do mundo! Como “cereja no topo do bolo” esses electrizantes confrontos realizam-se na quadra natalícia que se quer de festa. “O Paraíso deve ser uma coisa assim” disse Lineker. O Arouca Fantasy também concorda.
Na época natalícia em que as grandes capitais europeias se iluminam para festejar há um aspecto que distingue Londres das restantes: as bolas continuam a rolar nos relvados e os estádios continuam cheios, porque afinal, o futebol é do povo, é uma festa, é um estado de espírito.
As origens para esta secular (!) tradição encontram-se nas raízes sociológicas e religiosas que marcam a história das Ilhas Britânicas, onde o futebol, inventado em finais do Sec.XIX, como que se tornou parte integrante da vida das suas populações que já nem imaginam a vida sem este fascinante jogo outrora inventado na elitista Universidade de Cambridge.
O Boxing Day é o futebol jogado no dia 26 de Dezembro, ou seja, no dia a seguir ao Natal. A origem do nome data de há séculos e reside nas caixas (box, em inglês) que, durante esta época, eram colocadas nas igrejas para recolher dinheiro para os pobres. Essas caixas eram abertas no dia de Natal e, apurada a colecta, esta era distribuída no dia seguinte, 26, o Boxing Day (o dia das prendas), num costume enraizado na Inglaterra.
Em finais do século XIX este dia passou a ser preenchido com acontecimentos desportivos. Na altura, sem dinheiro para praticar os desportos da elite – a caça ou a equitação- as populações britânicas começaram a ficar cativadas por um jogo que, inventado numa universidade elitista, já há muito que era visto nas feiras: o football.
Há vários jogos datados nesse dia, sendo o primeiro registo de 1888, incluindo jogos da Taça de Inglaterra, mas só nos anos 30, a Football Association decidiu passar a organizar uma jornada da Liga Inglesa no famoso «Boxing Day», que na altura já era mais um grito de revolta social, do que apenas um feriado religioso.
Durante o século XX, o futebol passou a principal tradição nesta quadra, até como forma de exteriorizar os sentimentos e frustrações de uma Inglaterra cinzenta e dividida religiosamente. Todos anseiam por esta época e pelos grandes jogos do Boxing Day, que hoje, na multinacional Premier League, funciona também como um grito de identidade nacional.
O Boxing Day tem todo um espírito lendário de identidade nacional, e como nos dizia Best “no inicio da época, quando saía o calendário, a primeira coisa que víamos era com quem jogávamos na primeira jornada, na última e...no Boxing Day!” Isto demonstra bem o espírito do Boxing Day!
É caso para dizer: “God save the English Football!”

Sem comentários:

Enviar um comentário