10/01/2008

Astros da Europa: Shorey

  • Nome: Nicky Shorey
  • Idade: 26 anos
  • Clube: Reading
  • País: Inglaterra
A extremamente competitiva Premier League faz crescer a competitividade também nas outras divisões inferiores do Futebol Inglês. É vísivel pela própria Taça da Liga Inglesa e a Taça de Inglaterra em que as equipas de outros escalões desconhecidos fazem frente aos denominados clubes primodivisionários.
Nas duas épocas anteriores houveram dois clubes que fizeram a estreia na Premier League e surpreenderam quer pelo futebol praticado quer pela forma como se impuseram no campeonato. O Wigan na época 2005/2006 que com Paul Jewel (actualmente no Derby Country) construiu um percurso assinalável desde as divisões inferiores até à Premier League obtendo uma excelente classificação nesse ano e o ano passado conseguiu a manutenção pela qual luta este ano bem como o Reading que o ano passado surpreendeu tudo e todos com uma equipa extremamente organizada e que com Steve Coppell mostrou um futebol seguro e revelou muitos jogadores de extrema qualidade. E é precisamente ao Reading que queria chegar, mais concretamente ao seu lateral esquerdo inglês Nicky Shorey.
O Reading continua a praticar um futebol agradável ocupando o 13º lugar obtendo recentemente um vitória relevante contra o Liverpool, a primeira sofrida pelos "reds" esta época. Mesmo perdendo a referência do meio campo relativamente ao ano passado, Sidwell, o Reading continua a contar com um inspirado e seguro Shorey em que para muitos analistas surpreendeu a sua continuidade no clube dado que a par do referido Sidwell tinha sido dos jogadores que mais briharam o ano passado, conseguindo a sua internacionalização pela Selecção Inglesa num particular com a Selecção do Brasil em que foi titular e efectuou exibição vistosa a 1 de Junho de 2007 em pleno Estádio de Wembley.
Começou a sua carreira no modesto Leyton Orient onde fez a sua formação chegando à equipa principal na época 1999/2000. Duas épocas foram suficientes para chamar a atenção do manager do Reading dessa altura, Alan Pardew que o foi recrutar em Fevereiro de 2001 onde ficou a evoluir na equipa de reservas do Reading até ao final dessa época. Na época 2001/2002 até aos dias de hoje, ninguém já imagina o Reading sem Shorey fazendo todo o corredor esquerdo. É o lateral que todos os treinadores gostariam de poder contar nas suas equipas. Jogador de uma regularidade impressionante viveu todo o período do Reading desde os escalões mais baixos até à Premier League e caracteriza-se tanto pela sua segurança defensiva como pela sua vocação ofensiva em que com centros extremamente precisos e assistências mortíferas serve os avançados na perfeição estando neste momento inclusivé responsável pela marcação de Grandes Penalidades na sua equipa.
Na Fantasy Premier League do ano passado conseguiu um registo de 145 pontos distribuídos por 1 golo, 6 assistências e 14 pontos de Bonús sendo eleito o melhor defesa esquerdo do Campeonato e este ano continua a deslumbrar apesar de muito se ter falado acerca do seu futuro, mais concretamente do interesse de diversos clubes. Contabiliza até ao momento 73 pontos distribuídos por 2 golos, 9 assistências e 1 ponto de Bonus.
Nicholas ("Nicky") Shorey possui como curiosidades o facto de ser dos poucos jogadores que actuou em todas as quatro divisões profissionais do futebol inglês bem como o facto de possuir uma fase da cerreira extremamente angustiante em que esteve perto de ver o seu pé esquerdo amputado devido a uma infecção, mas consegiu evitar seguindo um rigoroso plano de tratamento, estando plenamente recuperado desse episódio como provam as suas excelentes exibições!...

Sem comentários:

Enviar um comentário