31/01/2008

Astros da Europa: Pato



  • Nome: Alexandre Pato
  • Idade: 18 anos
  • Clube: A. C. Milan
  • País: Brasil

No regresso da secção "Astros da Europa" julgo não haver um melhor exemplar do que Alexandre Rodrigues da Silva, conhecido futebolisticamente por Alexandre Pato.

Oriundo da localidade de Pato Branco, do estado de Porto Alegre no Brasil, terra que lhe viria a dar o apelido pelo qual é conhecido, Pato cresceu para o futebol num viveiro que já é habitual nos grandes craques da actualidade, o Futsal. Praticou-o dos 7 aos 9 anos de idade, no clube da sua terra natal, o Grémio Industrial Patobranquense.

Aos 11 anos ingressa no Internacional de Porto Alegre, cumprindo 5 anos nas equipas de formação do clube, onde conquistou vários títulos, sendo de destacar o título de Campeão Brasileiro de sub-20, competição na qual jogou contra adversários 4 anos mais velhos (tinha apenas 16 anos), destacando-se logo aí como melhor marcador da prova com 7 golos.

Depois desta mostra de qualidade os dirigentes e treinadores do Internacional não hesitaram em chamá-lo para a equipa principal e a sua estreia profissional foi cercada de expectativas, com declarações entusiasmadas por parte dos dirigentes e até treinos secretos à mistura. Aconteceu a 26 de Novembro de 2006, aquando da deslocação do Internacional a casa do Palmeiras. Logo na estreia, e em pleno Parque Antartica, Pato marcou logo no 1º minuto do jogo! No que sobrou do jogo realça-se os dribles constantes e as 2 assistências que fez, contribuindo e de que maneira para a vitória do Internacional por 4-1 e confirmando em pleno todas as expectativas. Estava decidido, Pato seria titular no Mundial de Clubes FIFA que o Internacional iria disputar no mês seguinte no Japão. E foi. Mais uma vez confirmou todas as expectativas marcando logo na meia-final da prova frente ao Al-Ahly, batendo assim um recorde pertencente ao mítico Pélé, tornando-se o mais jovem jogador a marcar numa competição oficial FIFA (sem restrições de idade) . Na final também foi titular ajudando o Internacional a bater o Barcelona, tornando-se assim aos 17 anos, Campeão do Mundo de Clubes.

O ano de 2007 iria começar com a sua chamada para a Selecção Brasileira de sub-20 que disputou o Sul-Americano Sub-20 (espécie Euro U-21 da América do Sul) onde foi Campeão e melhor marcador da prova com 5 golos.

Em seguida continuou a deslumbrar no Internacional e a confirmar uma sua característica muito peculiar, demonstrativa do enorme potencial que possui, marcar nas estreias, reparem só: estreou-se no Campeonato Gaúcho contra o Veranópolis e fez um golo na vitória por 2 -1. Estreou-se na Libertadores contra o Emelec (também o seu primeiro jogo no Beira-Rio, casa do Internacional) e marcou na goleada de 3-0. Estreou-se nessa época no Brasileirão, contra o Botafogo, e fez um golo na derrota por 3-2. Estreou-se na Recopa (espécie de Taça UEFA da América do Sul) contra o Pachuca, marcando na derrota por 2-1. Alexandre Pato viria a ser chamado novamente para a Selecção Brasileira de Sub-20 que disputou o Campeonato do Mundo da categoria, que correu mal para o Brasil mas Pato foi o melhor marcador da equipa com 3 golos.

Seguiu-se naturalmente um grande da europa e apenas um mês antes de fazer 18 anos o A.C. Milan abriu os cordões à bolsa contratando Alexandre Pato, naquela que foi a 3ª maior transferência de um jogador saído do Brasil. No Milan viveu um período de adaptação estreando-se recentemente no campeonato italiano frente ao Nápoles. Nesse jogo Ancelotti, face aos maus resultados do Milan e com o regresso de Ronaldo, optou por fazer alinhar de início um tridente atacante explosivo, constituído exclusivamente por brasileiros: Káká, Ronaldo e Pato. Naturalmente e sendo a sua estreia, Pato confirmou uma vez mais as expectativas, marcando um golo e contribuindo para a vitória do Milan por 5-2. Apenas duas jornadas depois, e fazendo já parte, pela primeira vez, de uma convocatória para a Selecção principal do Brasil, Pato bisa frente ao Génova, contribuindo decisivamente para a vitória por 2-0.

Alexandre Pato é agora uma das maiores referências (a par de Káká) do envelhecido conjunto do A.C. Milan e é o exemplo perfeito da renovação que a equipa de Ancelotti necessita.

1 comentário:

hugo disse...

já tinha dito ao pardy pa meter aki este à uns bons 3 meses! ehehehe

bom jogador mas o kerlon é melhor

Enviar um comentário