06/01/2008

Astros da Europa: Lescott



  • Nome: Joleon Lescott
  • Idade: 25 anos
  • Clube: Everton
  • País: Inglaterra

Em pleno Mundial 66, o melhor jogador português de sempre, Eusébio da Silva Ferreira, marca 4 golos num só jogo, frente á Coreia do Norte no mítico Goodison Park.
O estádio situa-se na bela cidade de Liverpool, que por esta altura estava nas bocas do mundo devido a 4 rapazes amantes do rock n roll americano. Normalmente quando se fala de futebol por estes lados associa-se primeiramente os reds de Rafa Benitez á cidade dos Beatles. Mas o estádio talismã de Portugal é a casa do outro grande da cidade: o Everton.
A equipa actualmente é dirigida por David Moyes e está a realizar uma época bem acima da média na Premier League, estando com o Aston Villa, Man City e Portsmouth na segunda linha da classificação fazendo sombra aos 4 gigantes na luta por um lugar na Liga dos Campeões. O plantel é muito equilibrado e conta com jogadores de qualidade indiscutível como: Yakubu, Neville, Arteta, Piennar ou Lescott de quem irei precisamente falar.
Joleon Lescott é um defesa inglês que começou no futebol sénior ao serviço dos Wolves em 99 e lá jogou, quase sempre em escalões inferiores, durante 7 anos. Foi contratado para o Everton em 2006 e fez uma época fantástica no ano de estreia. O jogador é indiscutível para os toffees, sendo considerado a par do espanhol Arteta o mais valioso do plantel. Pode actuar a central ou lateral esquerdo demonstrando sempre enorme profissionalismo e disponibilidade para qualquer uma das posições. Esta época leva 3 golos em 21 jogos e as suas vistosas exibições deram frutos quando foi convocado por Steve McClaren para a selecção Inglesa. No entanto os primeiros jogos ao serviço da sua nação não foram muito promissores. As duas únicas partidas de Lescott como titular aconteceram nas derrotas com a Rússia e Croácia, que acabaram com as hipóteses de classificação da selecção inglesa para a Áustria e Suíça 2008. Desse momento mais negativo ficou o registo para o futuro, e se der continuidade ao excelente momento exibicional que apresenta, certamente que irá seduzir o novo seleccionador nacional, Fábio Capello.
Na fantasy é o segundo defesa mais pontuado, apenas Laursen do Aston Villa está a sua frente. Não é um jogador propriemente elegante na forma como se move em campo, mas é demasiado esmerado na forma como se apresenta quer no centro a liderar a defesa e toda equipa, quer na esquerda a impor constantes mudanças de velocidade e cruzamentos venenosos. Sem duvida um jogador muito versátil, com uma disponibilidade fantástica e útil para qualquer treinador.

Sem comentários:

Enviar um comentário