18/04/2008

Astros da Europa: Petric



  • Nome: Mladen Petric
  • Idade: 27 anos
  • Clube: B. Dortmund
  • País: Croácia

2007 É um número impar, 2008 é um número par. São definições irrelevantes mas que, para nós, fanáticos pelo futebol distinguimos com uma certa importância. É que este ano, por exemplo, estando em número par, significa que teremos uma grande competição no Verão que se aproxima. Isto deve-se aos Mundiais e Europeus que se realizam de 2 em 2 anos.
Ora, com o Euro 2008 aí á porta, é importante que a nossa vaidosa secção dos Astros da Europa vise essa grande competição. A ansiedade de ver as estrelas de cada selecção e a curiosidade de conhecer novos jogadores revelação é enorme. Mladen Petric será um deles com certeza. Ponta de lança croata que é seguramente o melhor jogador do B. Dortmund.
Para quem não o conhece posso informar que foi do seu pé esquerdo que saiu o golo que deu o triunfo á Croácia por 3-2 em Inglaterra, resultado que viria afastar os ingleses do europeu. Durante a fase de qualificação marcou 7 golos em 10 jogos e será a grande referência do ataque dos axadrezados na ausência de Eduardo da Silva por lesão.
No Dortmund tem realizado uma época fantástica e é já o 4º melhor marcador do campeonato com 13 golos, atrás de Luca Toni, Mário Gomez e Kevin Kuranyi. Os seus golos têm deslumbrado os adeptos pela sua variedade e tornam-se mais valorizados se tivermos em conta a péssima campanha do clube.
Não é um puro ponta de lança, podendo jogar também nas costas como alinha no Dortmund atrás de Frei ou do paraguaio Valdez. Na selecção tem sido utilizado mais como ultimo homem, onde vai competir por um lugar na equipa com Olic do Hamburgo e Klasnic do Bremen. O seleccionador croata para nº 10 tem Rakitic do Shalke, Modric do Dínamo Zagreb e Kranjkar do Portsmouth que curiosamente já aqui foi referenciado. Digamos então que Petric é uma espécie de Ballack devido ao seu pé esquerdo movimentado, tecnicista e á sua visão de jogo, combinado com Adriano, ex-jogador do Inter devido á sua estatura, físico, força, explosão e potência de remate.
Começou a carreira num modesto clube suíço, passando depois pelo Grasshopper. As suas qualidades foram óbvias e transferiu-se polemicamente em 2004 para o rival Basileia onde marcou 39 golos em 72 jogos.
A sua época de estreia na Alemanha tem sido brilhante ao ponto de ser já cobiçado pela Juventus, isto antes do Euro, porque depois os pretendentes serão outros…

Sem comentários:

Enviar um comentário