23/04/2008

Chegará Portugal a Ernst Happel?


A final do Euro 2008 será realizada a 28 de Junho no Ernst Happel Stadium da Áustria, mais precisamente em Viena e todos sonhamos que Portugal seja um dos finalistas. E o que tem a foto acima descrita a ver com isso? Pois… esse nome esquisito, Ernst Happel, não é célebre por ser um estádio, mas sim por ser o nome de uma das personagens mais famosas e marcantes do século passado e da história do futebol.
Ernst Happel foi um jogador austríaco das décadas de 40 e 50 mas que viria a deixar a sua marca no futebol como técnico nas décadas de 70 e 80.
Já imaginaram alguém que por onde passa ganha tudo? Não, não é o Mourinho. José Mourinho é ainda bastante jovem, e embora tenha tendências para isso, precisa de cavalgar muito para conseguir feitos que esta águia austríaca conquistou. Estou a falar de um treinador que nunca treinou grandes equipas nem em grandes campeonatos. Este senhor de olhar escurecido que tinha fama de duro, antipático mas simplesmente fora – de – série convertia pequenas equipas em grandes monstros da europa o que o tornou num mito:

  • Iniciou a carreira de treinador no modesto ADO Den Haag em 1962 e conquistou a Taça da Holanda, primeira da história do clube, em 1968.

  • Após o primeiro título foi contratado pelo Feynoord, ficou na equipa até 1972, onde conquistou 2 campeonatos e 1 Liga dos Campeões em 1970, inédito para um clube holandês nesta altura. Foi a primeira vez que o troféu mais importante de clubes viajou para Holanda. Fechou o ano com a Taça Intercontinental.

  • Seguiu-se o Sevilha e após 2 temporadas sem títulos, foi chamado pelo Club Brugge da Bélgica. Conquistou o campeonato por 3 vezes e incrivelmente levou o clube á final da Taça Uefa em 1976 e á final da Liga dos Campeões em 1978 no entanto, perdidas as duas com o gigante Liverpool. O clube belga nunca mais foi o mesmo e dificilmente o será.

  • Era o treinador da moda e foi convidado para orientar a selecção Holandesa em simultâneo com o seu clube. Resultado: Levou a laranja mecânica á final do Mundial 1978 perdida apenas em prolongamento contra a Argentina.

  • Depois de 3 anos de descanso regressou em 1981 como técnico do Hamburgo. Era um clube mediano na Alemanha sem qualquer título europeu. Mas com Happel tudo mudou. 81/82 Primeiro ano – o austríaco venceu o campeonato e tornou a marcar presença na final da Taça Uefa perdida para o Gotemburgo de Sven Goran Eriksson que começava a dar nas vistas. 82/83 Bi-Campeão nacional e venceu a Liga dos Campeões numa final em que deu uma lição táctica á monstruosa Juventus de Trapattoni. Segunda da sua conta pessoal, primeira e única no clube. Antes de sair tornou a vencer outro campeonato.

  • Em 1987 regressou á Áustria para treinar o desconhecido Swarovski Tirol, sendo, como é obvio, sido campeão por 2 vezes; 89 e 90.

  • Tornou-se no primeiro treinador a vencer o campeonato em 4 países diferentes, record igualado nos dias de hoje por Tomislav Ivic e Trapattoni. Morreu em 1992 vitima de cancro.

Será que aparecerá outro treinador que pegue por exemplo no AZ Alkmaar, no Standard de Liége ou no Hannover 96 equipas de ambições muito baixas que nunca ganharam nada e chegue a 5 finais europeias vencendo 2 Ligas dos Campeões? Creio que não…

Sem comentários:

Enviar um comentário