19/04/2008

Bundesliga na SportTv?


Infelizmente devido á pouca transmissão televisiva o Campeonato Alemão passa muito despercebido em Portugal. A SportTv, canal monstruoso e exemplar do desporto, transmitia alguns jogos e todos os resumos, mas á cerca de 5 anos para cá deixou de o fazer, optando antes pelo Campeonato Francês.
No seguimento do que acontece em Inglaterra, os adeptos alemães são exclusivos e fanáticos ao ponto de encherem sempre todos os estádios. As claques são consideradas das melhores do mundo e enfeitam as bancadas com coreografias e decorações assustadoras. A Bundesliga acumulou profissionalismo nos estádios depois do Mundial 2006 e aumentou a sua competitividade devido á enorme qualidade que existe hoje nas equipas:



  • Bayern Munique – Depois do modesto 4º lugar do ano passado, o verdadeiro monstro do campeonato investiu forte e as aquisições efectuadas este ano levaram o clube para a ribalta. Otmar Hitzfeld é um treinador absolutamente genial (2 Ligas dos Campeões e 6 Campeonatos da Alemanha). Depois de anunciar que irá treinar a selecção Suiça após o Euro, quer terminar o ciclo no clube em grande: é 1º do campeonato a 5 jornadas do fim, está nas meias-finais da Taça Uefa, e na final da Taça da Alemanha a realizar hoje frente ao Borussia Dortmund. O plantel é dos melhores de sempre, e conta com nomes como Oliver Kahn, Lahm, Lúcio, Van Bommel, Zé Roberto, Schwensteiger, Frank Ribery, Luca Toni, Klose e Podolski, acho que já chega.



  • Estugarda – O campeão em título está a fazer uma época muito aquém do que se esperava. Actualmente é 5º no campeonato e foi prontamente eliminado da Champions. Fernando Meira tem estatuto e é o capitão. Para além do português destaco os mexicanos Ricardo Osório e Pardo, o defesa esquerdo costa marfinense Arthur Boka, os médios germânicos Hitzlspeger e Hilbert, o turco Basturk, o brasileiro Cacau e a grande estrela da equipa Mário Gomez.


  • Werder Bremen – Thomas Schaaf é o treinador de uma equipa recordada em Portugal por ter ressuscitado Diego. Campeão á 3 anos, 3º no ano passado e 2º este ano a 10 pontos do líder B. Munich. Presenças assíduas na Liga dos Campeões e posteriormente Taça Uefa. É um clube em constante evolução que conta também com nomes de grande qualidade no plantel: Fritz, Owomoyela, Mertesacker, Baumann, Borowski e Torsten Frings são jogadores todos internacionais e com presenças assíduas na selecção. Naldo na defesa e Diego no meio campo são 2 brasileiros idolatrados. O croata Vranjes e o dinamarquês Daniel Jensen dão qualidade ao meio campo. Na frente a concorrência é colossal pois o Bremen tem 5 (!) pontas de lança de top. Exceptuando o alemão Aaron Hunt todos eles são internacionais pelos seus países: Sanogo da Costa do Marfim, Klasnic da Croácia, o português Hugo Almeida e o sueco Markus Rosenberg.


  • Shalke 04 – O actual vice campeão está em 3º lugar e foi o carrasco do Fc Porto na presente edição da Liga dos Campeões. Mirko Slomka tinha vindo a realizar um bom trabalho, mas foi inexplicavelmente despedido na semana passada. Em Gelsenkirchen existe uma claque que já foi, por varias vezes, considerada a melhor do mundo. Na memória dos portistas fica com certeza a imagem de Neuer o jovem guarda-redes que poderá vir a ser o sucessor de Oliver Kahn. Enquanto as “ bestas” Krstajic e Bordon preenchem o corredor central defensivo Rafinha e Westermann percorrem com excelência as alas. Jermaine Jones e o capitão Fabien Ernst recuperam bolas para o jovem criativo Rakitic distribui-las. Na frente Asamoah e Kevin Kuranyi são estrangeiros naturalizados alemães e que jogam em simultâneo ou na frente do turco Altintop.


  • Bayer Leverkusen – No início do século atingiu a final da Liga dos Campeões perdida no entanto para um Real Madrid recheado de galácticos. Depois de um 5º lugar da época passada está actualmente em 6º que não dá acesso ás competições europeias. A equipa não tem deslumbrado e está longe da glória de outros tempos. Adler é o guardião de uma defesa pouco consistente; Friedrich destaca-se plenamente de Gonzalo Castro, do chileno Vidal, o ganês Sarpei, e do tunisino Haggui. No meio campo temos os internacionais germânicos Schneider e Ramelow, mas o patrão tem sido Simon Rolfes. O suíço Barnetta é já a estrela da equipa e joga nas alas onde serve prontamente Kiessling, o bósnio Barbarez ou o grego Gekas que foi o melhor marcador da prova no ano passado.



  • Hamburgo – Não é tão mediático como os que já foram referenciados mas tem concluído classificações acima da média que o sentenceiam como um grande do campeonato. As qualificações ás competições europeias têm sido constantes e o 4º lugar desta época reforça a estatística. Uma defesa que percorre o mundo dá solidez suficiente a Rost na baliza; Kompany da Bélgica, Mathijsen da Holanda, Atouba dos Camarões e Sorin da Argentina. Na mesma linha de Diego no Bremen, Van Der Vaart é o capitão e maestro. Em sua ajuda temos o seu compatriota De Jong, o checo Jarolim, o germânico Trochowski e a promessa neerlandesa Castelen. Na linha da frente o egípcio Zidan faz sombra a Olic da Croácia e a Guerrero ponta de lança de enorme qualidade e considerado melhor jogador do Peru.



  • B. Dortmund – Apesar de ter vencido a Liga dos Campeões em 1997, a equipa dos equipamentos amarelos tem estado uns furos abaixo estando em 13º lugar no campeonato, não conseguindo sequer o apuramento para as competições europeias nestes últimos anos. Salva-se pelo menos a presença na final da Taça de Alemanha e a presença de jogadores de top no plantel, como são os casos do brasileiro Dede, os veteranos Christian Worns e Robert Kovac, o suíço Philipp Degen, o ex- sportinguista Tinga, o internacional alemão Sebastian Kehl, o polaco Blaszczykowski, e a estrela da equipa Mladen Petric. O avançado croata apesar de melhor marcador com 13 golos, joga a nº 10 nas costas do suíço Frei ou do paraguaio Valdez.

Fiz referência a 7 equipas mais influentes do campeonato. São aquelas que de facto possuem melhores estrelas no plantel. Se me pudesse alongar mais falava obrigatoriamente no Wolfsburgo de Quiroga, Alex e Ricardo Costa que tem o extremo polaco Krzynowek e a dupla de brasileiros Marcelinho e Grafite (uma revelação) na equipa. Falava também da tripla ofensiva do Nuremberga (que é ultimo classificado) por ser bem reconhecida; Charisteas, Jan Koller e o eslovaco Mintal.
Não deixava de prenunciar a presença do sul africano Zuma (Arminia Bielefeld) dos japoneses Inamoto (Eintrach Frankfurt) e Shinji Ono (Bochum), dos iranianos Madhavikia (Eintrach Frankfurt) e Hashemian do Hannover 96. No Hannover ex-clube da promessa adiada Ricardo Sousa, joga também o internacional alemão Michael Tarnat e o guarda-redes Robert Enke que deixou muitas saudades ao Benfica. Hertha é o principal clube da capital, mas o clube de Berlim tem estado muito em baixo, e nem com a qualidade do brasileiro Mineiro e do sérvio Pantelic renasceu este ano.
Para terminar posso também informar a presença do central brasileiro Orestes, ex jogador do Belenenses, Naval e Santa Clara que é titular no modesto Hansa Rostock.

Sem comentários:

Enviar um comentário