30/04/2008

Astros da Europa: Arshavin



  • Nome: Andrey Arshavin
  • Idade: 27 anos
  • Clube: Zenit St. Petesburg
  • País: Rússia

Já algum tempo que andava para nomear este grande jogador aqui no nosso blog, devido á qualidade e ao estilo de jogo sedutor que apresenta. Entretanto, como alinha num campeonato meio esquecido, a situação foi passando. Até que, depois de rever alguns resumos dos seus jogos, peço imensa desculpa mas tenho mesmo de o dizer: Andrey Arshavin é um astro da bola.
Arshavin pode ser considerado um verdadeiro patriota, pois bem ao estilo de Totti na Roma e Raúl no Real alinhou sempre no clube que o formou como jogador e homem, no clube da cidade que o via nascer em 1981, no clube que mais tarde o consagraria como simbolo de uma bandeira. Estreou-se na formação principal em 2000 e aos poucos foi-se tornando no motor ofensivo da equipa. A sua evolução foi tão impulsionadora que viria a contagiar também o seu clube. Em 2006 foi considerado o melhor jogador do campeonato e da Rússia e em 2007 o Zenit ganhou o seu primeiro campeonato da história, desde que a liga deixou de ser soviética e passou a ser apenas russa. Estamos perante um avançado muito veloz, com constantes mudanças de velocidade e inteligente a jogar de trás para a frente. Enquadra-se melhor jogando nas costas fazendo dupla por exemplo com Progrebnyak no seu clube ou com Sychev do Lokomotiv na selecção. Olhando á sua estatura física, aos seus dribles, e á velocidade que apresenta com bola, Andrey faz-nos lembrar Saviola dos seus melhores tempos. Mas se aliarmos isso á sua capacidade finalizadora e remates que efectua tanto com o pé esquerdo como com o direito Arshavin faz-nos lembrar apenas ele mesmo!

Infelizmente tem sido perseguido pelas suspensões, e irá ficar de fora dos 3 jogos mais importantes da época: não alinhará já quinta-feira frente ao Bayern Munich na 2ª mão das meias-finais da Taça Uefa devido a um amarelo mostrado na 1ª mão. E mais grave ainda, não poderá jogar os 2 primeiros jogos da Rússia no Euro 2008 devido a uma expulsão no último jogo da fase de apuramento. Apesar disso o conceituado seleccionador Guus Hiddink já disse que contava com ele para o jogo da 3ª jornada. Até lá, desafio qualquer um para irem ao grande poço de informação que é o youtube nos dias de hoje, e escreverem apenas. Andrey Arshavin…

Sem comentários:

Enviar um comentário