22/04/2008

Um Monstro de Itália


  • Nome: Giovanni Trapattoni
  • Idade: 69 anos
  • Pais: Itália
  • Títulos Europeus (treinador) : 1 Ligas dos Campeões, 3 Taças UEFA, 1 Taça das Taças, 1 Supertaça Europeia
  • Clubes que Treinou: Milan, Juventus, Inter, Bayern Munique, Cagliari, Fiorentina, Selecção de Itália, Benfica, Estugarda, Red Bull Salzburgo e Selecçao da Irlanda.

Giovanni Trapattoni foi um defesa esquerdo de qualidade que brilhou no AC Milan e na selecção Italiana durante os anos 60. Entre 59 e 71 realizou 274 jogos, marcou 3 golos e venceu 2 Ligas dos Campeões pela squadra rossonera. A primeira em 1963 foi frente ao Benfica de Eusébio, clube que viria a compensar com glória 42 anos depois.


Mas foi como treinador que ficou mundialmente reconhecido tornando-se num verdadeiro monstro do futebol. Foi campeão em 4 países diferentes Itália, Alemanha, Portugal e Austria, igualando Ernst Happel e Tomislav Ivic, tendo em conta que na Itália fê-lo por 7 vezes, 6 com a Juventus e 1 com o Inter. Venceu também a Taça de Itália por 2 vezes, com a Juventus (pois claro) e a Taça da Alemanha com o Bayern Munique.
A velha raposa é o único treinador, até ao presente, que venceu todas as provas da Uefa a nível de clubes. Em 76/77 com apenas 38 anos venceu a primeira Taça Uefa ao serviço da Juventus numa final em Bilbau contra o Atlético. 82/83 Perdeu a final da Liga dos Campeões com o Hamburgo, mas 2 anos mais tarde, em 1985 triunfou frente ao Liverpool, exactamente no jogo da tragédia de Heysel. Os anos 90 começaram da melhor forma e logo em 91 tornou a vencer a Uefa desta vez ao serviço do Inter. Dois anos mais tarde em 1993 regressou á sua Juventus para tornar a repetir o feito, tornando-se assim no único homem a vencer a Taça Uefa por 3 vezes, como treinador, até aos dias de hoje.
O treinador que disse que “Era bonito morrer no banco”, foi recentemente apresentado como seleccionador irlandês com o objectivo de levar a equipa ao Mundial 2010. E do banco precisamente, costumam sair os seus assobios que o caracterizam, assim como, a forma como grita, protesta e dá ordens de cócoras para dentro do campo. Pelos troféus, record´s e carisma que tem, pode perfeitamente ser apelidado de melhor treinador de sempre. Comunicativo e emotivo, é impossível imaginar o que vê Trap quando fecha os olhos; Que clube? Que estádio? Que jogador? Que troféu? Uma vida completamente dedicada ao desporto rei, aos 69 anos Trapatonni é e sempre será uma lenda do futebol...

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande TRAPP! Um grande mestre que em Portugal tinha que passar pelo GRANDE GLORIOSO SLB!!

Anónimo disse...

Goste-se ou não. Sem duvida o melhor treinador de sempre...

Enviar um comentário