14/05/2008

Euro 2008 – Grupo B


Normalmente é sempre atribuído o nome de “Grupo da Morte”, ao que é considerado mais difícil e equilibrado. Ora se no Euro 2008 o C é o grupo da morte; o B será o grupo da Guerra, As vizinhas e compatriotas Alemanha, Polónia e Áustria para alem dos duelos que realizarão entre si, terão que medir forças também com a Croácia. Os austríacos, completamente afastados da realidade e evolução do futebol actual, são considerados o adversário mais frágil e nem o factor de serem um dos organizadores lhe trazem renovadas esperanças. A Polónia treinada pelo gigante Léo Beenhakker fez uma fase de apuramento fabulosa, acabando á frente de Portugal e quererá com certeza intrometer-se entre a sempre favorita Alemanha e uma renovada Croácia.


Alemanha – O verdadeiro monstro da prova. Vencedor em 1972, 1980 e 1996 e única equipa com 3 troféus. Em 2000 e 2004 desiludiu não passando da Fase de Grupos, mas todos nós sabemos que são tanto inconstantes como perigosos. A Alemanha é e sempre será uma candidata. Destaque para a fortíssima frente de ataque onde so poderão jogar 2; Klose, Podolski, Mário Gomez, Kevin Kuranyi e Asamoah. Bernd Schneider do Bayer Leverkusen está lesionado e será o grande ausente.
  • O Treinador: Joachim Low. Foi treinador do Estugarda onde ganhou a Taça da Alemanha, do Wacker Tirol, Áustria de Viena e antes de substituir Jurgen Klinsmann na selecção passou também pelo Fenerbache e Adanaspor da Turquia.

  • Um Imaginável Onze; Lehmann (Arsenal); Jansen (B. Munich) Lahm (B. Munich) Mertesacker (W. Bremen) e Metzelder (Real Madrid); Hitzlsperger (Estugarda) Frings (W. Bremen), Ballack (Chelsea) Schweinsteiger (B. Munich); Podolski (B. Munich) e Klose (B. Munich)


  • As Estrelas; Ballack e Klose

  • Possível Revelação; Hitzlsperger. Actualmente no Estugarda, jogou no Aston Villa entre 2001 e 2005. É um médio de contenção de excelente qualidade que desempenha muito bem o papel de trinco quando preciso. Ele ou Trochowski do Hamuburgo serão os candidatos a ocupar a vaga deixada por Schneider.


Croácia: Alguns consideram que será a grande surpresa mas muitos englobam-na já como uma das candidatas a erguer o troféu. É uma selecção perigosíssima que está em constante evolução e detém jogadores que poderão vir a ser os maiores craques do fim da década do novo milénio. Já famosa pelas suas prestações nos mundiais, irá para o seu terceiro europeu: Corluka, Kranjkar, Modric, Rakitic, Srna, Klasnic, Budan ou Petric, sejam todos bem vindos.

  • O Treinador; Slaven Bilic. Antigo defesa do Everton, West Ham e do seu país, foi nomeado seleccionador com apenas 37 anos. É considerado um pouco excêntrico pois ao mesmo tempo que escolhe os seus jogadores é também guitarrista numa banda de heavy-metal.

  • Um imaginável Onze; Pletikosa (Spartak Moscovo); Dário Simic (Ac Milan) Robert Kovac (Dortmund) Simunic (Hertha Berlim) e Corluka (Man City); Srna (Shaktar D.) Kranjkar (Portsmouth) Modric (Tottenham) e Rakitic (Schalke 04); Petric (Dortmund) Olic (Hamburgo)


  • As Estrelas; Kranjkar e Petric

  • Possível Revelação; Não sei até que ponto Modric contratado já antes do Euro pelo Tottenham, ou Petric ponta de lança fantástico do Dortmund podem ser considerados revelações. Desse ponto de vista destaco as novas pérolas do futebol croata Rakitic médio ofensivo de 20 anos que joga no Shalke 04 e Corluka defesa de 21 anos que alinha no City.

Polónia: Reconhecidos por dois 3º lugares conquistados em Mundiais (74 e 82) os polacos nunca estiveram numa fase final de um Europeu. Devido a uma equipa inexperiente e com nomes pouco sonantes as expectativas de intrometer-se entre Alemanha e Croácia passando á fase seguinte não são as melhores.

  • O Treinador; Léo Beenhakker. Este Holandês começou a carreira de treinador em 1967! mas não vou falar dos clubes por onde passou senão nunca mais saía daqui. Ganhou títulos e mais títulos no Ajax e Real Madrid e levou recentemente a Trinidade e Tobago á primeira fase final da sua história quando os qualificou para o Mundial 2006.

  • Um imaginável Onze; Boruc (Celtic); Wasilewski (Anderlecht) Bronowicki (Estrela Vermelha) Zewlakow (Olympiakos) e Bak (Áustria Viena); Blaszcykowski (Dortmund) Lewandowski (Shaktar D.) Dudka (Wisla Cracóvia) e Krzynowek (Wolfsburgo); Smolarek (R. Santander) e Saganowski (Shouthampton)



  • As Estrelas; Boruc e Smolarek

  • Possível Revelação; Krzynowek. Não é propriamente um desconhecido, sendo até desde alguns anos para cá considerado sempre entre os 3 melhores jogadores do seu país. Extremo esquerdo muito veloz, rapidíssimo e detentor de um remate fácil e colocado. Destaque também para Saganowski ex Guimarães que lutará com Matusiak e Zurawski (ex Celtic) agora no Larissa da Grécia por um lugar ao lado de Smoralek na frente de ataque.


Áustria: Á semelhança dos polacos a Áustria nunca se tinha qualificado para um europeu. A melhor prestação austríaca remonta a 1954 quando ficou em 3 no mundial da Suiça. Nesta altura era ainda chamada de Wunderteam, mas nunca mais viria a ser a mesma. Os conterrâneos de Mozart, apesar de serem um dos organizadores são considerados a equipa mais fraca do torneio.

  • O Treinador; Josef Hickersberger. Um dos mais bem sucedidos jogadores e treinadores do futebol austríaco. Disputou fases finais de Campeonatos do Mundo como jogador e como treinador em 1990 quando levou a sua selecção ao Mundial da Itália.

  • Um imaginável Onze; Alex Manninger (Siena); Garics (Nápoles) Pogatetz (Middlesbrough) Stranzl (Spartak Moscovo) e Prodl (Sturm Graz); Aufhauser (Fc Salzburgo) Harnik (W. Bremen) Ivanschitz (Panatinaikos) e Standfest (Áustria Viena); Linz (Braga) e Kuljic (Áustria Viena)


  • As Estrelas; Ivanschitz e Pogatetz

  • Possível Revelação; Sebastian Prodl. Defesa central de 20 anos que alinha no Sturm Graz é a mais recente promessa do futebol austríaco. Destaque também para Roland Linz do Sp. Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário