20/05/2008

Euro 2008 - Grupo D


O último grupo aparentemente simples e fácil pode vir a tornar-se no mais interessante de todos; aqui combinasse os diferentes estilos espalhados pela Europa; temos uma equipa ibérica, uma escandinava, uma soviética e a actual campeã da Grécia.
A Espanha parte mais uma vez como favorita, mas como todos nós sabemos os grandes vizinhos são já uma eterna desilusão. A Rússia apresenta-se na sua melhor forma com o mítico Guus Hiddink e jogadores baseados no seu campeonato que tem sido injectado com resmas de dinheiro dos senhores do petróleo. A Suécia mantém uma estrutura forte e terá Ibrahimovic no seu auge. Finalmente temos a Grécia – Campeã da Europa em 2004. Isto promete.


Espanha – Eterna candidata, eterna desilusão; é assim conhecida a selecção espanhola nos dias de hoje. Apenas em 1964 (a 2ª edição da prova) quando venceram o europeu em casa foram excepção. São já 44 anos a cair sempre pelos oitavos ou quartos de final. Reparasse só na qualidade de alguns jogadores que ficaram de fora dos convocados; Almunia, Valdés, Albelda, Baraja, Reyes, Joaquin, Vicente, Ângulo, Luís Garcia, Raul, Bojan Krkic…
  • O Treinador: Luís Aragonés. Já orientou Atlético Madrid, Barcelona, Sevilha, Valência, Espanhol, Bétis, Oviedo e Maiorca. Correu já o país todo, só lhe faltava mesmo a selecção. Está á frente da equipa desde 2004 mas tem sido muito criticado nas suas escolhas.

  • Um Imaginável Onze; Casillas (Real Madrid); Sérgio Ramos (Real Madrid) Capdevila (Villarreal) Puyol (Barcelona) e Marchena (Valência); Xavi (Barcelona) Iniesta (Barcelona) Fabregas (Arsenal) e David Silva (Valência); Fernando Torres (Liverpool) e David Villa (Valência)



  • As Estrelas; Fernando Torres e Fabregas

  • Possível Revelação; David Silva. Jovem de 22 anos foi prejudicado na péssima época do Valência mas a sua qualidade está intacta e pode reaparecer neste europeu. Guiza do Maiorca, Senna do Villarreal e De La Red do Getafe foram surpresas na convocatória; poderão ser surpresas também na prova?

Grécia: Á 4 anos proporcionaram a maior desilusão da história do futebol português e a maior surpresa no currículo da competição. Desde lá, o futebol grego não conheceu nenhum menino transformado em craque mundial e Otto Rehhagel, que foi considerado o grande arquitecto da proeza, irá basear-se nos mesmos jogadores.

  • O Treinador; Otto Rehhagel. Aconteça o que acontecer é já uma lenda no futebol grego e germânico. Ganhou o campeonato alemão a taça e a Taça das Taças com o Werder Bremen, tornou a vencer o campeonato com o Kaiserlauten e foi o primeiro a participar – como jogador e treinador – em mais de 1000 jogos na Bundesliga.

  • Um imaginável Onze; Nikopolidis (Olympiakos); Seitaridis (A. Madrid) Torosidis (Olympiakos) Dellas (AEK) e Kyrgiakos (E. Frankfurt); Basinas (Maiorca) Katsouranis (Benfica) Karagounis (Panathinaikos) Giannakopoulos (Bolton); Charisteas (Nuremberga) e Gekas (Leverkusen)


  • As Estrelas; Nikopolidis e Katsouranis

  • Possível Revelação; Torosidis defesa direito de 22 anos é o novo talento do Olympiakos. Samaras do Celtic e Amanatidis do E. Frankfurt serão as alternativas a Charisteas e Gekas no ataque.

Rússia: A vencedora do primeiro Campeonato da Europa em 1960 realizado em França ainda como URSS, tem 3 bons motivos para ser considerada uma selecção mais que perigosa; Eliminou a Inglaterra na fase de apuramento, é orientada pelo já emblemático Guus Hiddink e tem uma equipa forte baseada em equipas como o CSKA e Zenit que venceram 2 Taças Uefa num espaço de 4 anos. O futebol russo está cheio de dinheiro e sofre actualmente um desenvolvimento gigantesco.

  • O Treinador; Guus Hiddink. Ganhou tudo com o PSV, incluindo a Liga dos Campeões em 88 frente ao Benfica. Treinou também o Fenerbache, Real Madrid, Valência e Betis. Levou a Coreia do Sul ao 4º lugar no mundial 2002. Apurou a Austrália para o Mundial 2006 chegando aos oitavos de final. Apurou a Rússia para o Euro 2008 deixando a Inglaterra de fora; o que virá a seguir?

  • Um imaginável Onze; Akinfeev (CSKA); Anyukov (Zenit), Ignashevich (CSKA) V. Berezutski (CSKA) e A. Berezutski (CSKA); Zyrianov (Zenit), Zhirkov (CSKA), Semshov (Dynamo Moscovo); Arshavin (Zenit) Pogrebnyak (Zenit) e Sychev (Lokomotiv Moscovo)



  • As Estrelas; Arshavin e Zyrianov

  • Possível Revelação; Pogrebnyak e Sychev são 2 pontas de lança que podem explodir mas terão que lutar por um lugar com Pavlyuchenko do Spartak. Ivan Saenko extremo do Nuremberga e único convocado a alinhar no estrangeiro poderá também ser uma boa surpresa.

Suécia: As meias-finais atingidas em 1992 foram até hoje o melhor resultado. Esta será a 5ª participação consecutiva e é já um hábito ver os nórdicos de camisolas amarelas presentes em fases finais. Se Lars Lagerback é o mestre das tácticas fora das linhas, dentro todos esperam que apenas um homem decida; Zlatko Ibrahimovic.

  • O Treinador; Lars Lagerback. Nunca um cargo combinou tão bem com o treinador; Lars Lagerback é um mestre de tácticas que nunca treinou mais ninguém a não ser a sua selecção de camisolas amarelas. Apurou a Suécia para o Euro 2000, Mundial 2002, Euro 2004, Mundial 2006 e Euro 2008; não falha um.

  • Um imaginável Onze; Isaksson (Man. City); Nilsson (Panathinaikos) Dorsin (CFR Cluj) Mellberg (Aston Villa) e Hansson (Rennes); Kallstrom (Lyon) Linderoth (Galatasaray), Ljundberg (West Ham) e Sebastian Larsson (Birmingham); Ibrahimovic (Inter) e Rosenberg (Werder Bremen)


  • As Estrelas; Ibrahimovic e Mellberg

  • Possível Revelação; Granqvist jovem defesa central que pertence aos quadros no Wigan continua tapado na selecção. Destaque para o regresso do velhinho Henrik Larsson que com Elmandar do Toulouse e Alback do Copenhaga lutarão por um lugar ao lado do consagrado Ibrahimovic.

Sem comentários:

Enviar um comentário