22/05/2008

Premier League 07/08

Caros Leitores, embora com algum atraso, o AroucaFantasy não falta "à chamada" e aqui está prontamente a dar-te a Análise Final anunciada em Janeiro da Premier League. E começamos precisamente pela análise ao Campeão, Manchester United, que assim se torna Bi-Campeão Inglês.
Mais uma vez este ano, Cristiano Ronaldo foi figura maior da equipa. Extraordinária época da Super estrela portuguesa e Figura do Ano AroucaFantasy 2007, que assim dá continuidade à época anterior. Melhor Jogador, Melhor Marcador, Jogador mais pontuado da Fantasy, tudo dados que sem dúvida tiveram contributo decisivo neste título. Mas não foi só por Cristiano Ronaldo. O AroucaFantasy referenciou a entrada na Premier, mais propriamente no Manchester United, de duas estrelas oriundas do Campeonato Português que tiveram igualmente grande contributo e época muito positiva. Obviamente falámos de Anderson e Nani que tiveram ano de estreia estrondoso: Campeões Ingleses e Campeões Europeus. Mas podemos falar de Rooney, de Ferdinand, de Tevéz, de Carrick, de Van der Sar, de Vidic, de Evra, dos já carismáticos Scholes e Giggs, enfim, um sem número de estrelas do actual Campeão Inglês e Europeu sublimemente orientados pelo Sobrenatural Sir Alex Ferguson e por Carlos Queiroz.
Foi sofrida a vitória do Manchester, principalmente por causa do Chelsea. A equipa de Avram Grant fez uma recta final assinalável, sendo de destacar a vitória sobre o Manchester na penúltima jornada do Campeonato que levou o título Inglês a ser discutido na última em que, o que separava os dois primeiros não era o número de pontos (tinham os mesmos) mas sim o número de golos. Mas o Chelsea não conseguiu sequer levar de vencida o Bolton na última jornada e acabou mesmo no lugar. Aliás, esta equipa do Chelsea faz-nos lembrar o Sporting de José Peseiro, a equipa do "Quase", título que também pode ser atribuído a Grant: "Quase" que ganhava a Premier League, "Quase" que ganhava a Taça da Liga, "Quase" que ganhava a Liga dos Campeões... Mourinho Ganha mesmo!...

Quanto ao Arsenal, era quele que parecia ser o grande adversário do Manchester. Aliás, nas duas análises feitas aqui no blog, uma nas primeiras jornadas e outra a seguir aos dias loucos do Boxing Day, o Arsenal era mesmo o Líder. Pena foi que a jovem equipa de Arséne Wénger não conseguiu lidar com a pressão e cedeu na parte final da temporada acabando em lugar. Realce-se o facto do seu jovem e espectacular médio espanhol Cesc Fabregas ser nomeado o melhor Jovem Jogador desta edição da Premier League.

Sobre o Liverpool, numa palavra: desiludiu. Começa já a ser hábito o facto do Liverpool de Rafael Benítez desiludir no Campeonato. A excessiva rotatividade aplicada na equipa pelo seu treinador não faz com que esta atinga a estabilidade e regularidade para se ser Campeão. Nem a Champions, em que perdeu na meia final com o Chelsea, salva uma época que prometia muito.

No que diz respeito a um eventual quinto candidato ao título que pudesse aparecer, o AroucaFantasy bem tentou descobrir, mas nenhum se afirmou. Tottenham (Vencedor da Taça da Liga) primeiro e Manchester City depois foram as nossas apostas mas nenhuma delas resultou. Por isso, o destaque vai mesmo para o Everton e o seu Técnico David Moyes, 5º classificado, pois sempre esteve na luta por um lugar na Champions League.

Informação importante também a destacar é sem dúvida os clubes que descem este ano. Foi uma luta renhida pela permanência, como sempre acontece um pouco por todos os campeonatos. Pois é, o Reading que obteve uma espectacular classificação o ano passado não resistiu este ano e desceu. Com ele descem igualmente Birmingham, que tinha subido precisamente esta época e o já há muito despromovido Derby Country, que teve uma performance que demonstrou bem que não tinha calibre para este campeonato. Destas equipas, são muitos os jogadores apetecíveis que certamente vão ser resgatados por outros clubes, pois fizeram época muito acima da protagonizada pelo seu clube e merecem um lugar na Liga dos Melhores. Dou apenas um exemplo: Sebástian Larsson, médio sueco do Bermingham. Decorem este nome e vejam-no agora no Euro2008 e para o ano numa equipa de topo!...

Quanto a nós, viciados e apaixonados por este Campeonato, esperámos ansiosamente pela próxima época e não te esqueças que toda a informação da Premier League está presente no teu Blog!...

Sem comentários:

Enviar um comentário