19/05/2008

Euro 2008 - Grupo C


Como sempre existe aquele grupo em que todas as emoções e atenções se concentram com mais intensidade. Aquele grupo em que não se pode definir favoritos e que qualquer um dos 4 pode seguir para a fase seguinte. A esse grupo atribuem-lhe o nome de Grupo da Morte e em 2008 será o C. Nele residem 2 equipas recheadas de estrelas e que foram finalistas do ultimo campeonato do mundo, uma Holanda cheia de craques do novo milénio e uma Roménia sempre pronta a surpreender. Qual destas ficará para trás? Fica ao critério de cada um…



Itália – Buffon, Cannavarro, Pirlo, Gattuso, Toni. É com nomes como estes que a Itália quer voltar a vencer o título Europeu que lhe foge desde 1968 quando venceu a Jugoslávia (agora Sérvia) numa final por 2-0. Mas que squadra encontraremos na Suiça; a do Euro 2004 que não passou da fase de grupos ou a de 2006 que venceu o Mundial?

  • O Treinador: Roberto Donadoni. Grande jogador dos anos 80/90 mas ainda inexperiente como treinador, sucedeu ao campeão do Mundo Marcelo Lippi da melhor forma, apurando os italianos com tranquilidade para o Europeu.

  • Um Imaginável Onze; Buffon (Juventus); Zambrotta (Barcelona), Panucci (Roma), Cannavaro (R. Madrid) e Materazzi (Inter); Gattuso (AC Milan), Pirlo (AC Milan) De Rossi (Roma) e Perotta (Roma); Luca Toni (B. Munich) e Di Natale (Udinese)



  • As Estrelas; Pirlo e Luca Toni

  • Possível Revelação; Montolivo. Jovem médio da Fiorentina é a par de Aquilani da Roma e Quagliarella da Udinese os novos talentos do futebol italiano. Del Piero, Gilardino, Iaquinta, Inzaghi e Borrielo são outras opções possíveis para a frente de ataque, mas dificilmente haverá lugar para todos. Será que não dava para emprestar um a Portugal? Só um.. Se não for mais, até pode ser o Totti ou o Cassano, também conta...

França: Para além da Alemanha, é a única selecção que triunfou na competição mais de que uma vez; foi em 84 com Platini e em 2000 com Zidane. A França irá fazer uma mistura de qualidade interessante, baseada na experiência de Makelele, Thuram, Vieira e Henry com a juventude de Lassana Diarra, Toulalan, Nasri, Ben Arfa, Flamini e Benzema. David Trezeguet da Juventus é a grande ausência da convocatória.

  • O Treinador; Raymond Domenech. Ex treinador dos escalões jovens, foi promovido a principal, chegou á final do Mundial 2006 e a federação francesa de Futebol renovou-lhe prontamente o contrato.

  • Um imaginável Onze; Coupet (Lyon); Thuram (Barcelona), Mexes (Roma), Gallas (Arsenal) e Abidal (Barcelona); Makelele (Chelsea) Vieira (Inter) Ribery (B. Munich) e Nasri (Marselha); Henry (Barcelona) e Benzema (Lyon)



  • As Estrelas; Ribery e Henry

  • Possível Revelação; Lassana Diarra, Toulalan, Nasri, Ben Arfa, Flamini e Benzema. As hipóteses são muitas, mas a dupla do Lyon parte na frente.


Holanda: Em 1988 a Holanda venceu o Europeu numa final contra a URSS com golos de Gullit e Van Basten. 20 Anos depois o lendário avançado quer repetir a proeza mas agora como seleccionador. Seedorf, um senhor do futebol holandês, rejeitou ser convocado e será a grande ausência.


  • O Treinador; Marco Van Basten; Ainda muito inexperiente enquanto treinador, o fantástico avançado já anunciou que vai abandonar o cargo depois do Europeu, está por isso, determinado a sair em grande.

  • Um imaginável Onze; Van Der Sar (Man. United); Heitinga (Ajax) Van Bronckhorst (Feynoord) Bouma (Aston Villa) e Mathijsen (Hamburgo); Sneijder (R. Madrid) Van der Vaart (Hamburgo) Robben (R. Madrid) e Van Persie (Arsenal); Van Nistelrooy (R. Madrid) e Kuyt (Liverpool)



  • As Estrelas; V. Nistelrooy e Van der Vaart

  • Possível Revelação; Ryan Babel do Liverpool não será uma surpresa mas pode explodir neste europeu. Assim como Nigel de Jong do Hamburgo, e Demy De Zeeuw do AZ Alkmaar.

Roménia: Irá para a 4ª participação e teoricamente será a que menos hipótese tem de passar á fase seguinte. Mas em 2000 pensava-se o mesmo quando os romenos eliminaram a Alemanha e Inglaterra e seguiram para os quartos de final com Portugal sendo até hoje o seu melhor registo em europeus.


  • O Treinador; Victor Piturca; Venceu os principais títulos do país ao serviço do Steaua Bucareste e é a segunda vez que qualifica a sua selecção para uma fase final de Europeu depois de o ter feito em 2000.

  • Um imaginável Onze; Lobont (D. Bucareste); Contra (Getafe), Rat (Shaktar D.), Tamas (Auxerre) e Goian (Steaua B.); Chivu (Inter), Nicolita (Steaua B.) Codrea (Siena) e Cocis (Lokomotiv Moscovo); Mutu (Fiorentina) e Marica (Estugarda)


  • As Estrelas; Adrian Mutu e Chivu

  • Possível Revelação; Nicolita. Médio direito de 23 anos talentoso e já perseguido pelos tubarões da Europa. Destaque também para Tamas central que se vem exibindo discretamente mas a alto nível no Auxerre

Sem comentários:

Enviar um comentário