13/05/2008

Euro 2008 – Grupo A


Falta menos de um mês para a grande competição do ano e nós portugueses iremos ter o privilégio de mais uma vez torcer pela nossa selecção. Os tempos em que se assistia aos mundiais e europeus pela televisão, frustrados, torcendo por uma equipa pela qual mais admirávamos já lá vão. Portugal está englobado no Grupo A, o primeiro a entrar em acção e irá medir forças com a Rep. Checa desfalcada da sua estrela Thomas Rosicky, com a Turquia do grande técnico Fatih Terim e a Suiça uma das anfitriãs. Se olharmos á qualidade que reside nas equipas, Portugal e os checos são os favoritos a passar á fase seguinte, mas nunca podemos menosprezar os suíços que jogarão em casa e uma Turquia de nomes esquisitos mas ambiciosos por mostrarem valor. Os turcos irão cumprir a sua 3ª presença, e curiosamente em todas elas defrontou e perdeu com Portugal: em 96 na fase de grupos 1-0 golo de Fernando Couto e em 2000 nos quartos de final 2-0; dois golos de Nuno Gomes. Esperamos que no dia 7 de Junho a tradição se mantenha.



Portugal – Será a 5º Presença em Europeus, 3ª consecutiva. Semifinalista em 2000 e finalista em 2004. Se for um passo de cada vez, será desta que seremos campeões.

  • O Treinador: Luís Filipe Scolari. Campeão do mundo pelo Brasil em 2002, finalista do Euro 2004 e semifinalista em 2006. Por mais criticas que chovam os resultados dizem tudo. Terá talvez a ultima oportunidade de fazer história no futebol português.

  • Um Imaginável Onze; Ricardo; Bosingwa, Miguel, Ricardo Carvalho, Pepe; Fernando Meira, João Moutinho e Deco; Simão, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida.



  • As Estrelas; Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho

  • Possível Revelação; Bosingwa. Lateral direito que evoluiu de forma estrondosa no últimos 2 anos e já faz parte do planeta Abrahamovic.

Rep. Checa: Campeã em 1976 (como Checoslováquia), finalista em 96 e semifinalista em 2004. Terá uma defesa preenchida por jogadores que alinham no campeonato italiano. Um meio campo desfalcado das grandes estrelas; Thomas Rosicky que não recuperou a tempo de uma lesão e Pavel Nedved que renunciou á selecção após o Mundial 2006. E uma linha avançada com 2 jogadores experientes mas em baixo de forma.

  • O Treinador; Karel Bruckner. Entrou para a federação em 1997 e foi treinador dos sub-21 até 2002 altura em que assumiu o cargo de treinador principal. Grande parte dos jogadores passaram por ele nos escalões jovens, conhece-os melhor do que ninguém.

  • Um imaginável Onze; Ceh (Chelsea); Grygera (Juventus), Jankulovksi (Milan), Ujfalusi (Fiorentina) e Rozhenal (Lazio); Galasék (Nuremberga), Jan Pólak(Anderlecht) Plasil (Osasuna) e Jarolim (Hamburgo); Jan Koller (Nuremberga) Milan Baros (Portsmouth)


  • As Estrelas; Petr Ceh e Milan Baros

  • Possível Revelação; Jan Pólak. Médio de combate, alinha no Anderlecht da Bélgica e poderá beneficiar da lesão de Rosicky para garantir um lugar na equipa ao lado do experiente Galasek.

Suiça: Irá para a 3ª participação em Europeus e nunca passou a fase de grupos. Os helvéticos não têm grandes estrelas reconhecidas mundialmente, mas têm uma equipa muito equilibrada que conseguiu chegar aos oitavos final do último mundial.

  • O Treinador; Jakob Kuhn. Desde o Euro 96, comandada na altura pelo português Artur Jorge, que a Suiça não alcançava uma grande competição. O antigo treinador dos sub-21, Jakob Kuhn, foi promovido a principal e tornou-se uma referência no país, ao qualificar-se para ao Euro 2004 e Mundial 06 quebrando o jejum de 8 anos.
  • Um imaginável Onze; Diego Benaglio (Wolfsburgo); Magnin (Estugarda), Degen, (Dortmund) Patrick Muller (Lyon) e Senderos (Arsenal); Barnetta (Leverkusen), Inler (Udinese), Gelson Fernandes (Man. City), Volanthen (Salzburgo); Frei (Dortmund) e N´Kufo (Twente)


  • As Estrelas; Barnetta e Senderos

  • Possível Revelação; Gelson Fernandes. Nascido em Cabo-Verde jogou 4 épocas no Sion e naturalizou-se suíço. É um jovem médio promissor de 22 anos que foi contratado este ano pelo Man. City e pode surpreender neste Europeu.


Turquia: Como já foi referido será a 3º participação e a 3 vez que defrontará Portugal. A melhor prestação surgiu em 2000 na Holanda/Bélgica quando ultrapassaram a fase de grupos chegando aos quartos de final. Esta será a primeira grande competição sem o ponta de lança, Hakan Sukur, verdadeiro ídolo no país. É uma equipa construída e baseada nos 3 grandes do campeonato á excepção dos mais conhecidos Emre, Tuncay Sanli, Basturk, Nihat e os irmãos Haltintop que alinham no estrangeiro.

  • O Treinador; Fatih Terim. Conhecido como imperador no seu país, está na segunda passagem pela selecçao turca. A primeira começou em 1993 onde conseguiu o apuramento para o Euro 96, uma feito notável pois foi a primeira presença numa fase final depois do Mundial 54. Ganhou 4 campeonatos e uma Taça Uefa pelo Galasataray e teve passagens fugazes pela Série A: na Fiorentina e Ac Milan, para depois regressar ao seu habitat e fazer mais uma vez das suas.

  • Um imaginável Onze; Rustu (Besiktas); Gonul (Fenerbache), Uzulmez (Besiktas), Servet Cetin (Galatasaray) e Gokahn Zan (Besiktas); Hamit Haltintop (B. Munich), Memhet Aurélio (Fenerbache), Emre (Newcastle), Halil Altintop (Schalke 04); Tuncay Sanli (Middlesbrough) e Nihat (Vilarreal)



  • As Estrelas; Emre e Nihat

  • Possível Revelação; Gokhan Gonul. Lateral direito do Fenerbache de 23 anos. Considerado o Cafú da Turquia, fez uma época brilhante ao serviço da sua equipa, inclusive na Liga dos Campeões. É cobiçado por grandes europeus incluindo o Benfica mas sofreu uma lesão de 3 semanas e não sabe se estará recuperado a tempo do 1º jogo.

7 comentários:

Anónimo disse...

nao podes er assim tendencioso..
GG

Anónimo disse...

Scolari é fraquíssimo!
O Quim só não é titular porque não cumpre requesitos mínimos para isso: 5 frangos por época, erros frequentes, alternância entre o banco e a titularidade.

De qualquer das formas, com os mecos que levou a selecção deveria ser:
Quim, Bosingwa, Paulo Ferreira, R.Carvalho e B.Alves. Pepe (a frente dos defesas). Raúl Meireles. Ronaldo, Quaresma e Deco. Hugo Almeida.

Poderia pensar-se no Nani atrás do avançado, e nesse caso sairia o Deco. Ou então retirar o Hugo Almeida e deslocar o Ronaldo para avançado móvel.

Simão não é jogador de selecção.

Anónimo disse...

Concordo quando dizes que o Quim deveria ser o titular, mas não concordo quando dizes que o Simão não é jogador para a selecçao e muito menos quando tentas meter o Pepe a trinco...

hugo disse...

Apesar de não gostar do grande Scolari nunca poderemos negar os feitos que ele conseguiu pela nossa selecção. Independentemente de todos os erros e lacunas no processo, o q interessa é o resultado.

SIMAO SEMPRE, até o Nani faz melhor que o Quaresma durante os 90min (não negando q o r.q. tenha grandes pés, acho que o ponto forte dele não é a inteligência e isso conta muito nos dias de hoje)

pepe a trinco? enfim...

rui schumi disse...

joão, já estavas a escrever demasiadas coisas que acho não terem lógica nenhuma mas é a tua opinião...agora quando finalizas ao dizer que Simão não é jogador de selecção dizes tudo, a tua opinião vale zero.

Anónimo disse...

e parece que scolari veio ao blog ver o protesto do joão para dar a braçadeira de capitão ao simão...

Anónimo disse...

Simao e o 2o melhor extremo portugues o burro do cara***

Enviar um comentário